Estudantes de Correntina participam de palestra sobre desenvolvimento sustentável
  • Compartilhe:

O Grupo Mizote promoveu na última quarta-feira, 12, uma série de três palestras sobre desenvolvimento sustentável para cerca de 400 estudantes do ensino médio do Colégio Duque de Caxias, de Correntina, no oeste da Bahia.

correntina

Araticum Assessoria de Comunicação

O Grupo Mizote promoveu na última quarta-feira, 12, uma série de três palestras sobre desenvolvimento sustentável para cerca de 400 estudantes do ensino médio do Colégio Duque de Caxias, de Correntina, no Oeste da Bahia. O trabalho integra as ações de responsabilidade socioambiental do Grupo Mizote, bem como divulgação da audiência pública do seu novo empreendimento no município, a Fazenda Barra Velha, que será realizada na próxima quinta-feira, 20.  A palestra, proferida pelo mestre em agronomia pela Esalq/Usp, o agrônomo Adriano Lupinnaci, abordou temas relacionados às técnicas sustentáveis da agricultura, desafios e gargalos do mercado agrícola, e a importância do setor para a geração de emprego e renda.

A estudante do 1º ano, Keila Silva de Souza, ficou surpresa com a palestra e com o fato do município de Correntina liderar o ranking de produtividade de soja nos últimos três anos. “Tivemos muitas informações sobre agricultura e como produzir de forma responsável”, afirma. Já a estudante Daiele Silva Soares, também do 1º ano, acredita que terá mais conhecimento para discutir inclusive sobre os novos empreendimentos da região, como é o caso da Fazenda Barra Velha. “Antes eu fui para a audiência sem saber do que se tratava, mas com as informações agora temos informações tanto do lado da produção agrícola, quanto da ambiental, e podemos decidir melhor”, afirma.

Com 38,5 mil hectares, sendo 24,5 mil destinados para a produção de soja, algodão, arroz e milho de sequeiro, sem o uso da irrigação, o projeto da Fazenda Barra Velha se destaca pela preservação da mata nativa. Será garantida a manutenção de 36% de toda a propriedade, incluindo a proteção dos recursos hídricos na propriedade como as nascentes, veredas e beiras de rios. Segundo o coordenador de planejamento do Grupo Mizote, Rogério Lustosa, o empreendimento conta de maneira inédita no oeste da Bahia com três corredores ecológicos, que vão garantir o trânsito de animais entre os rios do Meio e Santo Antônio, que cortam a propriedade. “Estamos garantindo o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e que não utilizará irrigação e o uso da água dos rios, e sim, apenas a água das chuvas”, afirma.

Segundo o projeto, a Fazenda Barra Velha deve gerar 285 empregos diretos, dentre mão de obra fixa e temporária, além de formar parcerias com consultorias, entidade de classe e educacionais de Correntina. A diretora do Colégio Duque de Caxias, Marivalda Santos acredita que, independente da posição, é preciso conhecer a realidade para opinar a respeito. “É importante esse conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável, diminuindo o impacto gerado ao meio ambiente, não apenas pelos grandes, quanto em nosso dia-a-dia”, afirma.

Para conhecer mais sobre o projeto da Fazenda Barra Velha, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da Fazenda Barra Velha, acessem: www.inema.ba.gov.br

Grupo Mizote – Empresa familiar brasileira, com atividades iniciadas em 1984, o Grupo Mizote cultiva atualmente soja, algodão e milho em quatro Unidades de Produção nos municípios de São Desidério e Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. O Grupo é precursor, defensor e fomentador do Sistema de Plantio Direto (SPD) na região. A partir da safra 2010/11 recebeu Certificação do Programa Socioambiental da Produção Algodão (Psoal). O presidente do Grupo, o agricultor Paulo Mizote, é tutor do Programa Jovem Aprendiz Rural, incentivando outros produtores da região a apoiarem a capacitação de jovens para o mercado de trabalho no campo. É parceiro na construção da Escola Modelo do Jovem Aprendiz (AIBA, CETEP, CODEVASF e MTE).

Jornal Nova Fronteira