Estudantes da Ufob visitam posto de saúde em Barreiras
  • Compartilhe:

A primeira aula de campo dos cursos de Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) reuniu estudantes, professores, agentes comunitários, enfermeiros, médicos

ufob

Ascom Ufob

A primeira aula de campo dos cursos de Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) reuniu estudantes, professores, agentes comunitários, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área na Unidade de Saúde da Família Dr. Jaime Dias de Lima, no bairro de Vila Dulce, em Barreiras, na manhã desta sexta-feira, 24. No encontro, os alunos de Farmácia, Medicina e Nutrição conheceram a estrutura, a rotina de funcionamento e atendimento do posto.

A inserção dos estudantes desde o primeiro semestre nas comunidades está prevista no projeto pedagógico dos cursos de Saúde da UFOB e objetiva proporcionar uma formação humanística, reflexiva e crítica dos futuros profissionais. “O contato logo cedo com a realidade que vão enfrentar no seu dia a dia de trabalho na Região vai contribuir para que eles sejam capazes de atuar de maneira completa no exercício de suas profissões”, ressalta a coordenadora do Colegiado do curso de Farmácia, Vanessa Rescia.

Até janeiro de 2015, serão mais seis visitas ao bairro de Vila Dulce para, sob a supervisão dos professores, os alunos aplicarem o questionário de avaliação de fatores que impactam nos indicadores do processo de adoecimento e saúde da população, como infraestrutura e saneamento. As informações colhidas serão compiladas e servirão de base para o Observatório da Saúde, banco de dados da Ufob que ajudará a traçar um perfil epidemiológico e as necessidades da comunidade atendida.

Jornal Nova Fronteira