Estudante da rede estadual recebe menção honrosa por projeto apresentado no Equador
  • Compartilhe:

O estudante Tailan Silva de Melo, 20 anos, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), em Barreiras, no Oeste da Bahia, desembarcou, nesta segunda-feira, 24, na sua cidade natal, depois de participar do 13º Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovación 2017, de 20 a 22 de abril, no Equador.

Ascom Secretaria de Educação da Bahia

O estudante Tailan Silva de Melo, 20 anos, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), em Barreiras, no Oeste da Bahia, desembarcou, nesta segunda-feira, 24, na sua cidade natal, depois de participar do 13º Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovación 2017, de 20 a 22 de abril, no Equador. Na bagagem, o estudante trouxe uma medalha de reconhecimento pelo alcance social do projeto “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação”, que apresentou durante o evento. O futuro técnico em Agropecuária também recebeu um certificado internacional e uma menção honrosa para o CETEP, neste que é o principal evento internacional na América do Sul para empreendedores pré-universitários. Tailan viajou acompanhado pela diretora do Cetep, Maria Aparecida Câmara de Jesus.

Por três horas, durante o evento que aconteceu na cidade de Ambato, a 150 km de Quito, capital do Equador, o estudante baiano apresentou o projeto desenvolvido em sala de aula no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. “É muito inovador para qualquer aluno participar de um evento internacional como este, porque agregamos valores, adquirimos conhecimentos. Meu objetivo é repassar para os meus colegas esta experiência incrível que tive a oportunidade de ter lá fora”, declara Tailan.

O trabalho de iniciação científica da banana verde aponta as propriedades desta fonte energética e nutricional valiosa e que muito contribui para gerar emprego e renda para pequenos produtores. A biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Durante a pesquisa, Tailan constatou que parte da banana em estado verde é inutilizada e desprezada a céu aberto nos períodos de colheita e de maturação do fruto e, até mesmo, na fase de seleção para a comercialização e o transporte entre lavouras da região Oeste da Bahia. “A biomassa verde impedirá este desperdício, fazendo com que o projeto tenha grande alcance social”, justifica.

No último mês de março, Tailan Melo foi premiado com o terceiro lugar na categoria Ciências Agrárias da 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, garantindo a sua participação no evento do Equador. “Este é um projeto que interage com a identidade do Território e com potencial de contribuir com a qualidade de vida das pessoas. São projetos assim que estamos buscando estimular na rede estadual”, afirma o secretário da Educação, Walter Pinheiro.

Sobre o evento – O Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovación é uma parceria entre o Programa Jovens Inovadores – que é um programa de incentivo à Ciência, à Tecnologia e à Inovação da Rede POC (Rede Internacional de Promoção do Interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação entre estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior) – e o Programa Aprender a Empreender do Equador. A Rede POC é responsável pela seleção dos projetos brasileiros. Além do Brasil e do Equador, participarão da Feira projetos de estudantes da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru.

Jornal Nova Fronteira