Escritor de Ibotirama lança livro ‘Histórias de Teatro e pôr do sol’
  • Compartilhe:

O escritor, ator, diretor de teatro e ex-bancário Aliomar Pereira lançará no dia 20 de maio (sábado), a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores de Ibotirama (BA), o livro “Histórias de Teatro e pôr do Sol.

Por Kelly Bessa

O escritor, ator, diretor de teatro e ex-bancário Aliomar Pereira lançará no dia 20 de maio (sábado), a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores de Ibotirama (BA), o livro “Histórias de Teatro e pôr do Sol.

Uma obra primorosa que retrata a luta de um visionário que conseguiu mudar os rumos da sua vida e uma cidade inteira através da ARTE.

Amantes da cultura, do conhecimento e do teatro não podem faltar a esse grande encontro, afinal, todos fazem parte dessa história.

Sobre o autor – Aliomar Joaquim Pereira é pós-graduado em Psicopedagogia. Natural de Boa Esperança, lugarejo ao pé da serra do Município de Oliveira dos Brejinhos-Ba. Nasceu no dia 12 de Dezembro de 1950, do casal Estevam Joaquim Pereira e Hilda de Oliveira Pereira, ambos já falecidos.

Aos 18 anos foi estudar em Januária-Minas Gerais, onde se confirmou sua facilidade para a arte teatral, indo em 1972 para São Paulo onde fez faculdade e adquiriu novos conhecimentos para garantir toda uma experiência para realizar o trabalho dramatúrgico que desenvolveu em Ibotirama e cidades circunvizinhas no interior baiano a partir de 1977 até 2011.

Nesse interim, preparou e dirigiu 20 grupos, que apresentaram 61 peças teatrais. Algumas de autoria dos próprios grupos, mas de grande seriedade: “Alerta Cotidiano”, “Trapos Humanos”, “A Vida é mesmo assim?”, “O tribunal”, “Lições de Cidadania”, “Qualquer semelhança não é mera curiosidade”, “Há mais mistério entre o Céu e a Terra” , “Muro, Muralha”, com o qual participou em 1987 do Festival Independente de Teatro Amador, de Marechal Rondon, em Salvador, que lhe valeu 07 troféus, dentre os quais configuram “Melhor Direção” e “Melhor Espetáculo”. Montou também textos dos  autores consagrados, a exemplo de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Netto e “A Bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado; e tem seu nome na Ficha Técnica, na função de Casting-Ibotirama,   de “Lamarca, o Filme”, dirigido por Sergio Rezende.

Jornal Nova Fronteira