Empresários barreirenses promovem campanha ‘Fios de Alegria’ para crianças com câncer
  • Compartilhe:

Durante os dias 02, 03 e 04 de outubro, um grupo de empresário de Barreiras, com empreendimentos localizados na rua Professora Guiomar Porto, reuniu forças em nome de uma campanha solidária para ajudar crianças com câncer.

 

Por Leila Ribeiro

Durante os dias 02, 03 e 04 de outubro, um grupo de empresário de Barreiras, com empreendimentos localizados na rua Professora Guiomar Porto, reuniu forças em nome de uma campanha solidária para ajudar crianças com câncer.

Como existem muitas instituições de caridade e hospitais que recebem doações de fios de cabelo voltadas para a confecção de perucas naturais para pessoas que perderam os cabelos em função do tratamento com quimioterapia, esse grupo de empresários barreirenses mobilizou a sociedade e contou com a linda ação de caridade de mulheres que abriram mãos de suas madeixas em prol de ajudar o próximo.

As doações acontecem de forma voluntária e estão se proliferando cada vez mais entre a população. E se os cabelos melhoram a autoestima de quem os recebe, certamente também fazem bem a quem os doa.

 

Suely Areas, idealizadora da Campanha, conta que as redes sociais foram uma grande aliada, mas a união dos demais proprietários de lojas da rua Guiomar Porto e do Instituto São Francisco de Arte e Cultura (ISFAC) foi de fundamental importância para o sucesso da campanha.

Juntos eles conseguiram um número expressivo de doadores já no primeiro de dia para cortar os cabelos. Entre eles, a estudante Maria Paula Rigo Nunes, 12 anos, que não pensou duas vezes quando viu o cartaz da campanha. A jovem nos contou que apesar dos coleguinhas terem estranhado um pouco sua nova aparência, ela está muito feliz com seu novo visual e o mais importante, seus cabelos trarão um pouco de alegria para alguma criança que está passando por um momento tão difícil. “Se tivesse que fazer novamente eu faria”, disse Maria Paula.

Todos os cabelos serão doados para o Hospital da Criança Martagão Gesteira, em Salvador.

 

A médica Ariadne Godinho, integrante do Instituto Caturama de Sustentabilidade e que atualmente faz residência pediátrica no Hospital do Oeste, passou recentemente por uma capacitação no Hospital do Câncer de Barretos no intuito de se habilitar no diagnóstico preliminar em crianças com possível desenvolvimento da doença. A médica esclareceu algumas dúvidas e deu dicas importantes para os primeiros sintomas de crianças com câncer.

 

Além de cabelos, todos podem participar doando gorrinhos, bonés e brinquedos. As doações podem ser entregues aos lojistas da quadra da rua Professora Guiomar Porto (do Laboratório Laclin à Zorzo).

A primeira noite foi de muita alegria e comemoração e teve a presença especial do Prefeito da cidade, Zito Barbosa e da Secretaria de Saúde, Marizete Bastos.

Jornal Nova Fronteira