Empreendedores aprendem sobre gestão na abertura da Semana do MEI em Barreiras
  • Compartilhe:

A microempreendedora individual (MEI) Iolanda da Silva Pires se formalizou no final de 2016, com o intuito de abrir o próprio negócio, a Lanchonete Tia Landa. Para começar o seu empreendimento da melhor forma, ela decidiu buscar capacitações através do Sebrae, e participar da Semana do MEI, que começou nesta segunda, 8, e vai até o próximo sábado, 13, em toda Bahia.

Por Luciane Souza

A microempreendedora individual (MEI) Iolanda da Silva Pires se formalizou no final de 2016, com o intuito de abrir o próprio negócio, a Lanchonete Tia Landa. Para começar o seu empreendimento da melhor forma, ela decidiu buscar capacitações através do Sebrae, e participar da Semana do MEI, que começou nesta segunda, 08, e vai até o próximo sábado, 13, em toda Bahia.

“Como a minha experiência de mercado era apenas com a venda externa de salgados, resolvi buscar o conhecimento em gestão para, assim, administrar bem o meu negócio”, disse a empreendedora, que pretende abrir a lanchonete nos próximos dois meses. Iolanda vai trabalhar com a venda de tapioca, crepe e feijoada, e já tem toda a estrutura do empreendimento montada.

Oferecendo essa ajuda aos empreendedores, a Semana do MEI foi aberta em Barreiras com a palestra “Gestão de Estoque”, ministrada pelo consultor do Sebrae Rubens Abuliak, no auditório da CDL. “Mostrei para os participantes que gestão de estoque não é só saber o que tem dentro da empresa, mas saber a hora certa de comprar e prever vendas”, pontuou.

A empresária Valéria Souza Pereira fez parte dos cem inscritos para a palestra, ela pretende participar de toda a programação da semana do MEI. “Conhecimento nunca é demais, pretendo aplicar tudo que aprendi na minha empresa”, explicou. Valéria está há seis anos no mercado de Barreiras formalizada como MEI, no ramo de confecções de roupas, com a empresa Iluminari Fashion.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, explicou que durante a Semana do MEI, as ações são voltadas não só para quem deseja se formalizar, como também para aqueles que já atuam no mercado, mas ainda têm dúvidas sobre o pagamento do boleto mensal, a tributação, a declaração de rendimentos e a própria gestão do negócio. “Além de receber orientações que irão melhorar a administração de seus empreendimentos, os microempreendedores individuais vão saber o que está acontecendo em outros mercados, entender melhor como anda a economia, e conhecer ideias inovadoras”, completou.

A programação conta com cerca de 2 mil vagas gratuitas distribuídas em 14 municípios do Oeste da Bahia: Barreiras, Santa Maria da Vitória, São Felix do Coribe, Correntina, Ibotirama, Barra, Angical, Serra do Ramalho, Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Formosa do Rio Preto, Santana, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães. O evento conta com a parceria das prefeituras municipais, Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas de cada município participante.

Semana do MEI acontece até sábado, 13

A 9ª edição da Semana do MEI acontece até este sábado, 13. Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento está trazendo como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação.

A programação completa pode ser conferida no hotsite www.semanadomei.com.br, onde também é possível realizar inscrições. Interessados em participar do evento, podem consultar a programação Salvador e a programação interior por meio do site do evento.

São mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. A expectativa é de que, até o último dia, o evento contabilize 12 mil atendimentos em toda a Bahia.

Jornal Nova Fronteira