Disputa territorial na divisa entre Bahia e Tocantins é foco de sessão da Alba durante a Bahia Farm Show
  • Compartilhe:

Deputados baianos, membros da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, realizaram na tarde desta terça-feira, 30, uma sessão itinerante, durante o primeiro dia da Bahia Farm Show 2017, em Luís Eduardo Magalhães.

Araticum Assessoria

Deputados baianos, membros da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, realizaram na tarde desta terça-feira, 30, uma sessão itinerante, durante o primeiro dia da Bahia Farm Show 2017, em Luís Eduardo Magalhães. O encontro, comandado pelo presidente da Comissão, deputado estadual Eduardo Salles, se transformou em um espaço de diálogo entre os produtores do oeste e o legislativo. Na ocasião, foram apresentadas as principais demandas de interesse do setor agrícola, como a disputa territorial na divisa entre a Bahia e Tocantins, por exemplo. Esta é a segunda vez que a Comissão promove uma reunião dentro da feira.

Pioneiro na região, ao ter se instalado na região há 37 anos, o produtor Odacil Ranzi aproveitou a presença dos parlamentares e cobrou uma ação mais efetiva do governo do Estado para resolver a questão da disputa territorial na divisa entre os estados da Bahia e Tocantins. “É preciso que o Estado esteja mais presente nesta área e ofereça mais apoio aos agricultores. A Bahia tem que abraçar aquela região e levar mais educação, saúde, energia e estrada para aqueles que morem e produzam por lá”, reivindicou.

Com o esforço dos agricultores, por meio das associações e sindicatos dos produtores rurais, foram realizados levantamentos com os registros e nomes das fazendas, desde a localidade de Roda Velha até a localidade de Panambi, para identificar o interesse e o desejo daqueles que estão instalados nas áreas de disputa territorial. “Neste trecho, todos concordaram em permanecer na Bahia. Há demandas nas localidades de Bela Vista e Placas, por exemplo, na divisa da Bahia, de pessoas que têm títulos ainda emitidos pelo estado de Goiás. Esses títulos estão espalhados pelo Brasil, e volta e meia aparece algum aventureiro reclamando a posse destas terras”, reforça Odacil, que vem representando a Aiba e os demais agricultores nesta esfera junto ao Governo do Estado.

Na oportunidade, o deputado estadual Eduardo Salles reforçou que o vice-governador da Bahia, João Leão, tem cobrado mais ação dos secretários na Vila Panambi (área de divisa entre Bahia e Tocantins). “Esta é uma terra que é da Bahia, e precisamos fazer com que quem ali vive, sinta-se acolhidos pelo estado da Bahia, e não por Tocantins”. Os agricultores solicitaram dos deputados celeridade na assinatura de um convênio entre os dois estados, de acordo com as regras definidas pela Aiba e o Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, como forma de pacificar a questão.

Ao contribuir com o debate, o presidente da Bahia Farm Show e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, acredita que esta oportunidade é fundamental para levar os pleitos dos agricultores dentro de uma esfera que pode prejudicar, e até mesmo inviabilizar, a atuação dos produtores rurais na região. Também foram debatidos dentro da sessão itinerante questões como as altas taxas dos cartórios e a burocracia nos processos de licenciamentos ambientais. Cinco deputados marcaram presença na sessão: Luiz Augusto (PMDB), Heber Santana (PSC), Gika Lopes (PT), Samuel Júnior (PSC) e Eduardo Salles (PP). O presidente da Aiba, Celestino Zanella, e o presidente da Abapa contribuíram com o debate.

Jornal Nova Fronteira