Dicas para se tornar um vendedor que encanta

Publicada em 11/07/2018 às 14:03

 

Gilson Sena*

Antes de tudo, para encantar, chame o seu cliente pelo nome. O nome é como um mantra. As pessoas gostam de ouvir os seus nomes. Muitas vezes conversamos por horas com alguém, e ao nos despedirmos, não sabemos nem o seu primeiro nome.

Para gravar o nome do cliente, basta usar a técnica da repetição durante o diálogo, sempre pronunciando o nome antes de cada frase ou pergunta. Outra técnica muito utilizada, e que ajuda a lembrar, é a associação. Associe o nome da pessoa a qual acabou de conhecer com a de algum amigo, parente ou até mesmo um ator ou cantor famoso, pois, assim, o cérebro tende a lembrar com mais facilidade.

Receber o cliente com atenção, ouvindo-o atentamente e levando sempre em conta os seus pedidos, você estará atendendo o cliente de forma correta. Atender bem o cliente significa, acima de tudo, considerá-lo ao máximo e conquistar uma satisfação que supere todas as expectativas.

Sempre que solicitado, dê informações de que o cliente precise, de forma correta e no momento certo, além de inteirar-se, sempre que possível, de suas expectativas. Informando precisamente, você conquistará a sua confiança e, principalmente, a sua satisfação.
É muito importante dar atenção às palavras do cliente, escutando e levando em consideração todas as suas solicitações, colocando-se no seu lugar. Dessa forma, estará provando que ele é, sem dúvida, a pessoa mais importante para a sua empresa.
O vendedor é um solucionador de problemas. Quando um cliente o procura, é porque precisa de uma solução, e o seu produto pode ser o que ele está buscando. Se você consegue resolver com eficiência e agilidade as solicitações do cliente, conquistará cada vez mais sua confiança e credibilidade em relação ao seu trabalho. Dessa forma, você estará assegurando, também, a satisfação do cliente e o seu retorno. Um grande abraço e até o próximo artigo.

* Graduado em Administração de Pequenas e Médias Empresas, pós-graduado em Jornalismo político, palestrante e consultor de vendas, empresário e sócio diretor de várias empresas; Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL; Coach de intervenção estratégica em PNL; Treinador de vendedores pela Referência Cursos; presidente da CDL de Luís Eduardo Magalhães e autor do livro Venda Mais Agora.

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