Cooperativa do Médio São Francisco recebe plano de melhoria do desempenho empresarial
  • Compartilhe:

Associados à Cooperativa Regional de Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) serão beneficiados com ações estratégicas para fortalecimento do setor. O início do Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE)

abelha

Por Luciane Souza

Associados à Cooperativa Regional de Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) serão beneficiados com ações estratégicas para fortalecimento do setor. O início do Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE) se dará no mês de junho, com duração de nove meses. A ação busca desenvolver nos empreendedores a habilidade de identificar, conhecer e medir os aspectos críticos para o sucesso do negócio, por meio da definição e acompanhamento de indicadores de desempenho empresarial.

Para o Presidente da Cooperativa, Leandro Queiroz, o projeto é uma oportunidade para o fortalecimento do segmento e dos negócios. “Teremos condição de traçar, com a ajuda de consultores do Sebrae, as principais dificuldades da cooperativa, com isso melhoraremos as ações da instituição”, ressalta.

Gerente do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso esclarece que o MEDE é uma ferramenta, disponibilizada pela instituição, que tem um novo modelo de abordagem e acompanhamento coletivo para os pequenos negócios. “O objetivo é contribuir com assessoramento gerencial nas empresas, onde consultor vai fazer um plano de melhorias e em seguida apresentar soluções para os problemas apontados no diagnóstico”, explica o gerente. “Para isso, são utilizados instrumentos que identificam o que é crítico e relevante para o resultado da empresa, transformando-o em indicadores, metas e planos de melhorias”, finaliza.

O MEDE Agroindústria é um plano de atendimento avançado, composto por um conjunto de atividades para orientação e aperfeiçoamento da gestão empresarial, produção, tecnologia e acesso a mercado, com foco nos resultados e competitividade do empreendimento. Por meio do programa, o participante desenvolve uma maior visão empreendedora, tem um plano de negócio como roteiro de gestão e adquire melhorias nos processos operacionais e tecnológicos.

O consultor do Sebrae, Sândalo Paim, conta que a princípio o programa será realizado em seis etapas, que são diagnóstico de reconhecimento; plano de negócio/plano operacional; validação do plano de negócio e definição do plano de ação; implantação do plano de indicadores para o assessoramento; acompanhamento e assessoria em gestão; e ações de dinamização empreendedora.

“O diagnóstico de reconhecimento nos dará subsídios iniciais para a estruturação do plano de negócios, que descreverá os objetivos do empreendimento e orientará os passos a serem seguidos”, detalha Paim. Durante o programa serão realizadas consultorias, capacitações e participação em eventos de mercado. “As ações se iniciam com a etapa de assessoria em gestão, de acordo com o plano realizado e as prioridades definidas do empreendimento”, conclui o consultor.

O melhor mel da Bahia

A Cooperativa Regional de Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) fica localizada em Ibotirama e já ganhou o prêmio por produzir o melhor mel da Bahia, em 2015. O produto beneficiado no Médio São Francisco também já foi exportado para os Estados Unidos, Alemanha e França. A cooperativa conta com 115 sócios distribuídos em 16 municípios do Oeste da Bahia e tem o mel e cera de abelha como principais produtos comercializados.

Jornal Nova Fronteira