Conab promove primeira etapa do Circuito Matopiba de Armazenagem
  • Compartilhe:

Com o objetivo de fomentar a atividade de armazenagem, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, no dia 26 de agosto, a primeira etapa do Circuito Matopiba de Armazenagem.

conab

Ascom Conab

Com o objetivo de fomentar a atividade de armazenagem, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, no dia 26 de agosto, a primeira etapa do Circuito Matopiba de Armazenagem. Marcado para acontecer em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, o evento será oportunidade para discutir sobre a realidade da armazenagem na região.

O debate é motivado pela necessidade de se discutir alternativas estruturais à crescente produção agrícola nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Estamos iniciando um processo importante de avaliação das perspectivas para o Matopiba”, ressalta o presidente da Companhia, Rubens Rodrigues dos Santos. “A região representa a nova fronteira agrícola brasileira e seu desenvolvimento precisa estar acompanhado também de avanços no setor de armazenagem, para que a logística de estoque e escoamento funcionem bem”.

Durante o evento, será apresentado a planta da nova Unidade Armazenadora que será construída pela Conab na cidade baiana. O novo armazém estará em uma localização estratégica, permitindo formação de estoques públicos o que facilitará o abastecimento de milho para o Nordeste do país, reduzindo os custos de logísticas e possibilitando um atendimento mais rápido e de melhor qualidade aos produtores.

“É importante e urgente a construção deste armazém no oeste da Bahia. Ele será fundamental para o planejamento da safra e ganho de competitividade para a região”, destaca o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato.

Mercado e apoio a renda do produtor – Além das questões de armazenagem, serão expostas as tendências de mercado para a safra 2015/2016 de milho, algodão e soja e os instrumentos de apoio à comercialização operados pela Conab. Também serão apresentadas as linhas de crédito especiais oferecidas pelo Governo Federal para a construção de armazéns privados na região.

Podem participar do Circuito Matopiba de Armazenagem produtores, empresários do ramo e demais interessados. As inscrições e a programação estão disponíveis no site da Conab. O seminário é uma realização da Companhia em parceria com Aiba.

Jornal Nova Fronteira