Comitê entrega plano de saneamento de Barra
  • Compartilhe:

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza, na próxima quarta-feira, 020, a entrega final de mais um plano de saneamento básico.

barra

Ascom CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza, na próxima quarta-feira, 020, a entrega final de mais um plano de saneamento básico. Com recursos da cobrança pelo uso da água, a entidade priorizou serviços na cidade baiana de Barra, no Médio São Francisco, com o objetivo de melhorar não só a qualidade de vida da população, mas também preservar os recursos hídricos através de ações que evitem o lançamento de esgotos e outros efluentes sem tratamento nas águas do rio. Na ocasião, uma audiência pública será realizada no intuito de esclarecer os trabalhos realizados. O início será às 10h30, na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na rua dos Marianis, 1836.

Atualmente, o CBHSF é o maior financiador de Planos de Saneamento Básico da bacia do São Francisco, com R$ 6 milhões investidos em 26 planos distribuídos pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Uma vez elaborados e aprovados pelos poderes municipais, os PMSB’s terão sua execução a cargo das prefeituras ou por concessões privadas ou públicas.

Médio São Francisco

Já no dia 9 de março, o Comitê inicia, na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia, o plano de saneamento básico do município. A cerimônia, aberta ao público, ocorrerá no Polo Educacional Dona Carmem, situado na Praça do Educandário, 1, Centro. Ao todo, serão dez meses de trabalhos.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Jornal Nova Fronteira