Comissões da Ufob, MEC e Prefeitura de Barreiras reafirmam parceria para residência médica nas unidades de saúde
  • Compartilhe:

A Reitora da Universidade Federal do Oeste – Ufob, Iracema Veloso, acompanhada pela coordenadora do curso de Medicina e professores, juntamente com representantes do Ministério da Educação – MEC, foram recebidos nesta terça-feira, 28, pelo prefeito Antonio Henrique Moreira,

medicina

Fonte Dircom

A Reitora da Universidade Federal do Oeste – Ufob, Iracema Veloso, acompanhada pela coordenadora do curso de Medicina e professores, juntamente com representantes do Ministério da Educação – MEC, foram recebidos nesta terça-feira, 28, pelo prefeito Antonio Henrique Moreira, o secretário de saúde, Francisco Vitória e pelo deputado estadual Antonio Henrique Júnior. Na pauta, a oficialização do início da residência médica do curso de Medicina a partir de 2017.

A notícia da aprovação da residência fez com que a Universidade buscasse junto ao Poder Público Municipal a parceria para a realização da prática acadêmica nas unidades de saúde de Barreiras. “A universidade sozinha não faz o profissional, o contato com a comunidade é o que torna o médico capaz, é necessário espaços adequados para receber estes estudantes”, sintetizou o representante da comissão de acompanhamento para os cursos de medicina do MEC, George Dantas.

medicina1

A confirmação de que todas as unidades de saúde de Barreiras estão prontas para acolher os acadêmicos veio do prefeito Antonio Henrique que, ainda, reafirmou que o Hospital Municipal Eurico Dutra será transformado em Hospital Universitário. ”Estamos à disposição desta parceria como forma de fortalecer o sistema de saúde municipal”, disse.

Para que na prática a parceria seja oficializada, será firmado um contrato organizativo que prevê a colaboração mútua entre sociedade, prefeitura e universidade. A criação de um núcleo de integração com a Ufob, funcionando dentro da Secretaria de Saúde é outra proposta feita pelo secretário de saúde e que deverá entrar em funcionamento para gerir as ações entre ambas.

medicina2

“Só temos que parabenizar a gestão pública por receber de forma tão positiva e apoiar a ideia da parceria. Iremos destacar isto no relatório que iremos apresentar ao Ministério da Educação porque esta disponibilidade nem sempre é uma pratica comum em muitos outros municípios que visitamos”, destacou a representante do MEC, Marise Freiras.

Jornal Nova Fronteira