Com legado na interiorização de obras e relação com movimentos sociais, Jusmari Oliveira deixa a Sedur
  • Compartilhe:

Após seis meses à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira deixa o comando da pasta. Com uma gestão marcada pelos investimentos no interior do Estado e da relação construída com movimentos sociais, Jusmari deixa a Sedur para concorrer nas eleições de outubro deste ano a uma das 63 vagas de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa da Bahia.

 

Após seis meses à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira deixa o comando da pasta. Com uma gestão marcada pelos investimentos no interior do Estado e da relação construída com movimentos sociais, Jusmari deixa a Sedur para concorrer nas eleições de outubro deste ano a uma das 63 vagas de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa da Bahia.

“Agradeço a Deus, ao governador Rui Costa, ao senador Otto Alencar, e ao PSD, meu partido, por essa oportunidade de ter comandado uma pasta tão importante como essa. Saio da Sedur com muito aprendizado, com muitas parcerias, e com a felicidade de ter construído importantes laços, além de ter ajudado no desenvolvimento do Estado, tocando projetos tão importantes para o povo da Bahia”, disse Jusmari. Entre as obras encaminhadas, Jusmari deixa como legado, por exemplo, a futura Policlínica de Barreiras, onde teve papel determinante. No próximo dia 12 será aberto o edital para definição da empresa que vai construir o centro de saúde.

Investimentos no interior

Ex-deputada federal, estadual e prefeita de Barreiras, Jusmari tomou posse em 22 de setembro de 2017, substituindo o deputado federal Fernando Torres. Desde então, a secretária participou de entregas, assinaturas de novos investimentos e esteve a frente do programa de convênios entre Governo do Estado e prefeituras do interior para obras de desenvolvimento urbano. Jusmari deixa a Sedur, com contratos já assinados com mais de 70 municípios, na ordem de mais de R$ 50 milhões em obras de pavimentação de ruas, drenagem, macrodrenagem, reforma de estádios, ginásios, mercados e centros de abastecimentos.

 

Além dos investimentos, a gestão Jusmari foi marcada pelo relacionamento com os gestores do interior do Estado. Durante todo processo de assinatura de convênios, a secretária recebeu, na Sedur, diversos prefeitos de diferentes partidos para discutir e definir de forma democrática e obra prioritária para suas cidades. Prefeito de Catolândia, na região Oeste, Gilvan Pimentel foi um dos inúmeros gestores que encontraram em Jusmari uma parceira para a execução de seus projetos. “Sempre tive muita confiança em Jusmari e com sua gestão, a região oeste ganhou um representante à sua altura no governo”, disse Pimentel.

Parceria com movimentos sociais

A frente da Sedur, Jusmari foi responsável por ampliar a voz dos movimentos sociais junto ao governo. Com uma agenda constante de visitas a comunidades, Jusmari trouxe para dentro da Sedur anseios de lideranças e movimentos sociais de todo o estado. Inúmeras associações de moradores, lideranças e moradores de comunidades de Salvador e cidades do interior da Bahia foram atendidas no gabinete da Sedur ao longo dos últimos meses, inaugurando na secretaria, uma nova forma de diálogo com os movimentos sociais baianos.

No Conselho Estadual das Cidades (ConCidades), Jusmari recebeu elogios dos conselheiros por sua atuação. “Conheço o trabalho de Jusmari e o compromisso que ela tem com o povo do Oeste e de toda a Bahia. A sua determinação em promover o desenvolvimento com inclusão social não é de agora e, mais uma vez, ela demonstra estar ao lado dos que mais precisam”, apontou o conselheiro da Central de Movimento Populares de Barreiras, Gerino Carvalho.

A frente da Sedur, Jusmari participou da entrega de unidades habitacionais que beneficiaram milhares de pessoas do programa Minha Casa Minha Vida; de obras de urbanização e pavimentação; além de importantes obras de mobilidade em Salvador, como a Via Barradão, o trecho dos túneis entre a as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, da Linha Azul; além da entrega de novas passarelas e do Terminal de integração de Pituaçu.

Jornal Nova Fronteira