Ciclismo e futebol marcam fim de semana esportivo em homenagem à Mulher em Barreiras
  • Compartilhe:

Com o objetivo de homenagear, incentivar a qualidade de vida e lutar contra todo tipo de violência contra à mulher, esse domingo, 11, foi marcado com muito rosa tanto no asfalto e no campo em Barreiras.

 

Fonte Dircom

Com o objetivo de homenagear, incentivar a qualidade de vida e lutar contra todo tipo de violência contra à mulher, esse domingo, 11, foi marcado com muito rosa tanto no asfalto e no campo em Barreiras.

Logo no início da manhã, um grupo de mulheres ciclistas percorreram as principais ruas de Barreiras colocando em ação o projeto de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher, idealizado pelas servidoras do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A secretária Karlúcia Macêdo percorreu todo trajeto junto às Amigas da Bike, Rainhas do MTB, Divas da Bike e também de homens que participaram do evento.

“Essa ação é muito relevante, tivemos além da participação de muitas mulheres, a participação de homens, que com certeza reconhecem a importância da mulher no meio social e familiar. A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho tem como meta diminuir os altos índices de violência contra a mulher em nosso município, buscando a identificação e encaminhamento adequado das vítimas em situação de risco e ou vulnerabilidade, com o acompanhamento de psicólogos, advogados, assistente social e atendimento médico no Centro de Referência de Atendimento à Mulher”, destacou Karlúcia Macêdo.

Segundo informações do CRAM, no primeiro semestre de 2017 foram registrados mais de 23 mil casos de violência doméstica na Bahia, dentre esses, aproximadamente 15 mil por ameaça e mais de sete mil de lesão corporal grave.

“Hoje buscamos conscientizar as mulheres que estão vivendo algum tipo de violência, o nosso objetivo é impactar a sociedade para que todos juntos possamos lutar pelo fim da violência contra a mulher, e o primeiro passo a ser dado é buscar a ajuda, principalmente de um psicólogo, e no CRAM objetivamos romper com esse ciclo de violência contra a mulher”, disse a Psicóloga Fabíola Bonfim.

Com palavras de ordem como ‘Sou mulher quero respeito’ e ‘Respeite as Minas’, Lara Bonfim de apenas 10 anos também participou de todo trajeto e sabe exatamente a importância do respeito a Mulher. “Além de ser uma atividade física, essa ação é para as mulheres que sofrem algum tipo de violência procurar um profissional para sair dessa situação, porque elas merecem o respeito devido, merecem viver”, disse.

A tarde foi também de muito rosa no Futebol Society Feminino no Povoado da Nanica, organizado pela Liga Barreirense de Futebol em parceria com a Diretoria Municipal de Esportes. A Secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, acompanhou o torneio ao lado do diretor de esportes Fenando Machado e vereadores, juntamente com a comunidade e entusiastas do esporte.

A decisão foi acirrada e a equipe do Morada Nobre levou a melhor nos pênaltis, sagrando-se vencedora do torneio, o segundo lugar ficou com o time Barra do Riacho e o terceiro com a equipe As Primas.

Jornal Nova Fronteira