Cesb registra recorde de inscritos no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja – Safra 2014/15
  • Compartilhe:

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja - Safra 2014/15, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), registrou um recorde nas inscrições desde a primeira edição de realização do concurso, que já se consagrou como uma das maiores referências nacionais de estimulo à produtividade da soja no Brasil.

soja

Fonte Ahead Comunicação

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja – Safra 2014/15, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), registrou um recorde nas inscrições desde a primeira edição de realização do concurso, que já se consagrou como uma das maiores referências nacionais de estimulo à produtividade da soja no Brasil. Neste ano, estarão concorrendo 2.900 produtores, que representam 600 municípios de 26 Estados brasileiros.

“Ano a ano, o Desafio conquista maior abrangência em todas as áreas do Brasil. Desta vez, nos surpreendemos ainda mais por alcançar o recorde no número de inscrições desde a criação do concurso, em 2008, comprovando a credibilidade da premiação junto aos produtores do País. Considerando apenas os campeonatos municipais, conseguimos atrair 180 cidades, que estão concorrendo com cinco ou mais inscritos no concurso”, celebra Orlando Martins, presidente do Cesb. “Com esta iniciativa, o Comitê pretende incentivar os sojicultores a inovarem nas técnicas de cultivo e identificarem outras práticas que contribuam para o aumento da produtividade da soja”.

Com o término do período das inscrições, o Comitê acompanhará os participantes do Desafio, atendendo solicitações e respondendo a dúvidas. Todo produtor inscrito deverá indicar um inspetor de colheita – um técnico idôneo de sua região – a fim de que este profissional valide os registros. Os que tiverem a previsão de colher acima de 90 sacas por hectare devem solicitar ao Cesb a presença de um auditor oficial.

O Desafio anunciará e divulgará os Campeões (sempre a dupla: produtor e consultor técnico) em junho. As categorias de Campeões são: Estaduais, Municipais, Regionais de soja de sequeiro (Norte/Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul) e Nacionais de soja de sequeiro e de soja irrigada. Todos os participantes do Desafio receberão um certificado do CESB, e os campeões de todas as categorias passarão a ser reconhecidos em seus municípios e Estados como referências em produtividade de soja no País.

Os Campeões Regionais e Nacionais receberão também como prêmio uma viagem técnica aos Estados Unidos, que acontecerá em agosto, onde visitarão culturas de soja de alta produtividade e centros de pesquisas e universidades, além de realizar outras atividades.

Atualmente, o Cesb é composto por 17 Membros e dez entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, Stoller, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil e Produquímica.

Jornal Nova Fronteira