Centros Juvenis inscrevem para oficinas em Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras
  • Compartilhe:

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (517 km de Salvador), no Sudoeste da Bahia, de Itabuna (435 km de Salvador), no Sul baiano e de Barreiras (871 km de Salvador) na região Oeste, estão com inscrições abertas para diversas oficinas.

Ascom Sec. de Educação da BA | Foto Divulgação/Ricardo Fernandes

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (517 km de Salvador), no Sudoeste da Bahia, de Itabuna (435 km de Salvador), no Sul baiano e de Barreiras (871 km de Salvador) na região Oeste, estão com inscrições abertas para diversas oficinas. As atividades são direcionadas a estudantes da rede estadual de ensino matriculados no 9º ano e no Ensino Médio Regular ou Integrado à Educação Profissional e acontecem no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados.

Em Vitória da Conquista, as inscrições serão realizadas até o dia 12/3, através do endereço eletrônico: <cjccvc.blogspot.com.br>. Estão sendo oferecidas 200 vagas para as oficinas ProgramAí, Criando Games, Robótica, Quadrinhos em rede, Animateen, Artistas.com. As aulas começam dia 21 de março. O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista funciona no bairro Brasil, junto ao Colégio Estadual Rafael Spínola.

Em Itabuna são oferecidas 800 vagas para as oficinas Science Dance, FotoArt, Leitura Punjante, Super 8 (Produção Audiovisual), English Course, Reciclaê, Slackline, Capoeira, Arena Gamer. Os interessados devem garantir a vaga até o dia 10/3, no endereço eletrônico: <cjccitabuna.blogspot.com.br>. O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna está instalado no anexo do Colégio Estadual de Itabuna, no bairro do São Caetano. As aulas começam dia 6 de março.

No Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras estão sendo ofertas 300 vagas para as oficinas: Trilhas do Cerrado, Cosmoplaytion, Descomplicando a Física, Fotogr@fe, Play again, CardBoard, ProgramaAí, HQ, Empreenda! e SOCiência. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas oferecidas. Os estudantes devem se dirigir ao Centro Juvenil para fazer a confirmação da inscrição, portando carteira de identidade (RG), CPF, comprovante residência e comprovante de matrícula. As atividades serão iniciadas no dia 6 de março. O Centro Juvenil de Barreiras está localizado no bairro Sandra Regina.

Sobre os Centros Juvenis –  Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convenciona. Os centros estão distribuídos por todo o Estado, nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim, além de Salvador. Os cursos e oficinas oferecidos acontecem no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados.

Sobre as oficinas ofertadas

Centro Juvenil de Vitória da Conquista

– ProgramAí: Introdução à lógica de programação utilizando jogos

– Criando Games: Produção de jogos educativos com software de autoria

– Robótica: Criação de robôs com arduino

– Quadrinhos em rede: Produção de histórias em quadrinhos

– Animateen: Produção de animação digital

– Artistas.com: Introdução à interpretação para teatro

Centro Juvenil de Itabuna

– Science Dance: A dança e o corpo humano. O movimento dos sistemas do corpo e a dança.

– FotoArt: Arte e fotografia.

– Leitura Punjante: O Conto Literário e a Montagem Teatral.

– Super 8 (Produção Audiovisual): Oficina de produção audiovisual e publicação Web.

– English Course: Curso de Inglês Instrumental em módulos direcionados para aplicação em áreas específicas

– Reciclaê: Oficina de reciclagem e comercialização em pequena escala.

– Slackline: Oficina de slackline, equilíbrio, postura corporal, forças físicas.

– Capoeira

– Arena Gamer: Aqui o desafio é entender como funcionam os games e jogos, qual a melhor maneira de jogá-los e vencê-los.

Centro Juvenil de Barreiras

– Trilhas do Cerrado: Aula do campo em regiões do Cerrado.

– Cosmoplaytion: Projeção do espaço em tempo real (Stelarium).

– Descomplicando a Física: Atividades com experimentos (suporte para a Feira de Ciências).

– Fotogr@fe: Oficina voltada para o ensino de técnicas fotográficas.

– Play again: Criação de jogos educativos para o desenvolvimento das habilidades do trabalho em equipe, voltados para o raciocínio lógico e a inteligência emocional.

– CardBoard: Criação do protótipo de um óculos que permite a visualização e a interação com a realidade virtual (3D).

– ProgramaAí: Criação de programas de computador utilizando-se da linguagem de programação em diferentes interfaces.

– HQ: Atividades voltadas para as Histórias em Quadrinhos e o seu contexto histórico. Produção de quadrinhos por meio de software.

– Empreenda!: Atividades voltadas para o Empreendedorismo, Marketing, Gestão de Negócios e Sustentabilidade.

– SOCiência: Atividades voltadas para a cultura afrobrasileira contextualizando conhecimentos sociais, históricos e científicos.

Jornal Nova Fronteira