Centro Juvenil de Barreiras realiza trilha com estudantes no Cerrado
  • Compartilhe:

Os estudantes do curso “Trilhas do Cerrado”, desenvolvido pelo Centro Juvenil de Barreiras, participaram, neste sábado, 27, de uma aula especial. Por meio de uma trilha realizada no distrito de Val da Boa Esperança, localizado a 30Km do município, puderam identificar e catalogar espécies nativas da região conhecidas durante as aulas do curso, além de coletar sementes, frutos e folhas.

cerrado

Assessoria de Comunicação | Fotos: Acervo pessoal

Os estudantes do curso “Trilhas do Cerrado”, desenvolvido pelo Centro Juvenil de Barreiras, participaram, neste sábado, 27, de uma aula especial. Por meio de uma trilha realizada no distrito de Val da Boa Esperança, localizado a 30Km do município, puderam identificar e catalogar espécies nativas da região conhecidas durante as aulas do curso, além de coletar sementes, frutos e  folhas.

cerrado3

“Os estudantes tiveram acesso a um documento que trazia as características das espécies. Então, através dele identificavam as árvores e foram registrando os aspectos relacionados a elas. Foi um passeio de dois quilômetros de muito aprendizado e conhecimento para os alunos, que puderam ter esse contato direto com o bioma da sua região” explica a diretora do Centro Juvenil de Barreiras, Laísa Brandão.

Para a estudante do 2º ano, Maria Eduarda Araújo, 16 anos, do Colégio Estadual Prisco Viana, foi muito importante participar da atividade. “Além do que foi aprendido em sala de aula, pudemos conhecer novas espécies que foram sendo encontradas durante o percurso. Também levamos placas para identificar as árvores com o nome popular e científico e realizamos o registro fotográfico das espécies, para criarmos um álbum contendo todas as informações da trilha. Ainda colhemos sementes, folhas e frutos para usarmos com exemplares de estudo mo Centro Juvenil”, conta.

Mais sobre os Centros Juvenis – Os Centros Juvenis são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional, ampliando o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas. Oportunizam também que os estudantes descubram sua vocação profissional a partir das experiências vivenciadas. Para atender a 11 mil estudantes, em 2016, o Estado conta com Centros Juvenis em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista.

cerrado1 cerrado2

Jornal Nova Fronteira