Carnaval de Paratinga: Tradição, cultura e alegria
  • Compartilhe:

A cidade de Paratinga realizou um dos mais animados carnavais do Médio São Francisco. Esta tradicional festa popular é realizada na cidade há quase 90 anos, sempre nas datas oficiais e com a participação de foliões nativos e vindos de todas as regiões, principalmente das cidades vizinhas de Ibotirama e Bom Jesus da Lapa.

paratinga

Por Ely Pacheco | Fotos divulgação

A cidade de Paratinga realizou um dos mais animados carnavais do Médio São Francisco. Esta tradicional festa popular é realizada na cidade há quase 90 anos, sempre nas datas oficiais e com a participação de foliões nativos e vindos de todas as regiões, principalmente das cidades vizinhas de Ibotirama e Bom Jesus da Lapa.

paratinga1

Neste ano uma imensa quantidade de foliões veio também da zona rural do município, onde reside quase 70% da população. O carnaval de Paratinga remonta aos antigos bailes de salão, bailes à fantasia e mascarados de rua. No ano de 1993, a folia se instalou definitivamente na praça 2 de Julho, no centro da cidade, de onde se espalhou por outros circuitos.

paratinga3

Berço da centenária Filarmônica 13 de Junho, Paratinga mantém a tradição das bandas que executam velhas marchinhas, mesclando agora com outros ritmos, adaptando-se aos novos tempos, para agradar também aos foliões da novíssima geração.

Neste ano de 2015, a abertura da festa aconteceu no dia 14, às 21h, quando o Rei Momo e Rainha do Carnaval, desfilaram em carro aberto no cortejo pelas ruas da cidade e logo depois, no palco da praça 2 de Julho, receberam do prefeito municipal a chave simbólica da cidade, na tradicional cerimônia que abre oficialmente a folia.

Na solenidade oficial de abertura, além do prefeito Zequinha Dourado, estiveram presentes o presidente da Câmara Adriano Martins, vereadores, secretários, diretores e outras autoridades. Milhares de pessoas curtiram os quatro dias da festa momesca na praça 2 de Julho ornamentada e que neste ano fez justa homenagem aos antigos carnavalescos que fizeram história nas festas de fevereiro com sua irreverência e originalidade, entre eles Marialva, Chico Sapateiro, dentre outros. No palco principal se apresentaram as bandas: Músicos da Terra, A Face, Samba no Grau, Sombra Sonora, D’Look, Prá Caramba, Via 242, Detonados do Arrocha e a cantora Simone Mel. Todos os ritmos e todas as tribos se misturaram no carnaval paratinguense e várias bandas que se apresentaram, fizeram homenagem aos 30 anos da Axé Music.

Nas sedes dos blocos, uma explosão de alegria com foliões de todas as idades, numa movimentação que faz a diferença nos carnavais da cidade. Foram os seguintes os seguintes blocos do carnaval paratinguense: Adoro Chega Choro, Bicho da Goiaba, Birita, Bloco do Boi, Camaleão, Chamego, Crocodilo, Fuzuê, Inverga mas não Quebra, Mais um Sem Juízo, Pinto da Madrugada, Pirraças, Só Cabe Nós, Só no Quinto, Tô na Folia, Vip, Último Golke, Só Pileke, Explosão de Alegria e Ostentação. O bloco da Terceira Idade saiu na segunda feira. Organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, os foliões da melhor idade desfilaram garbosos e animadamente pelas ruas da cidade e fizeram a apoteose na praça 2 de Julho.

paratinga2

Na terça feira a avenida vibrou com o desfile do bloco Viver e Reviver com suas fantasias coloridas e a descontração dos seus membros. Mesmo antes da abertura no dia 14, dois blocos já desfilavam pelas ruas da cidade, fazendo homenagem às baianas de acarajé e também aos povos ciganos. A Prefeitura Municipal, única patrocinadora do evento, também ajudou financeiramente os blocos cadastrados. Pelo segundo consecutivo, todas as noites, nos intervalos das bandas, a galera jovem lotava a tenda eletrônica onde o DJ Doidão agitava com o pancadão carnavalesco.

A segurança do evento foi garantida por policiais civis e militares, além dos vigilantes particulares contratados pela organização. A Secretaria Municipal de Saúde também participou da folia, montando na praça 2 de Julho um stand onde foram disponibilizados 35 mil preservativos e distribuídos entre os foliões folhetos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST). Foram quatro dias de muita animação, alegria, descontração e confraternização, onde velhos amigos se reencontraram para curtir o tradicional carnaval de Paratinga.

Nas primeiras horas da manhã da quarta-feira, 18, foliões ainda dançavam na praça 2 de Julho se despedindo desta grande festa, que certamente marcará a história dos carnavais e das festas populares da cidade. O próximo grande evento público já está marcado para Junho, quando a festa de São João será realizada, culminando no dia 25 com o aniversário da cidade, oportunidade em que Paratinga completará 118 anos de emancipação político-administrativa. Festas como estas, com intensa participação popular, marcam o calendário de eventos do município.

Jornal Nova Fronteira