Curso sobre compras governamentais será realizado em Santa Maria da Vitória

Publicada em 16/10/2018 às 07:47

Por: Luciane Souza

Gestores públicos e servidores responsáveis pelo setor de compras, já podem se inscrever para o curso “Compras Governamentais – Comprador: Planejamento e preparação das compras públicas”. A capacitação, gratuita, acontece de 23 a 25 de outubro, das 8h30 às 17h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município de Santa Maria da Vitória, Oeste da Bahia. As inscrições podem ser feitas no link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfM-2dWw5sg7tnpO5iwcmPt81It9VHb72QO0G_Hcxh50Qd7TA/viewform) . As vagas são limitadas.

Durante o curso, os participantes receberão informações sobre os benefícios da Lei Geral, que garante tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios em licitações públicas. Além disso, o facilitador Nelson Melo, Mestre em Gestão Pública para o desenvolvimento do Nordeste, ensinará como operar os procedimentos de análise de risco antes de participar de uma licitação pública, além de falar sobre o pregão presencial com benefícios para as micro e pequenas empresas, Programa para Aquisição de Alimentos, chamada pública e programa de alimentação escolar (Pnae).

Adriana Morais, gerente adjunta do Sebrae em Barreiras, destaca que a capacitação é voltada para compradores públicos, pregoeiros, equipe de apoio, comissão de licitação, dentre outros. “É importante conhecer os mecanismos legais das políticas de incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras governamentais”, pontuou. A capacitação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que beneficia, nesta etapa, os municípios de Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Coribe, no Oeste da Bahia.

Programa Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. O programa tem cinco eixos de atuação, entre eles, o de compras públicas que visa fomentar a utilização do poder de compra do poder público enquanto instrumento capaz de dinamizar a economia local por meio da aquisição de produtos e serviços dos pequenos negócios, promovendo dessa forma, fluxo econômico no território.

“O trabalho tem o objetivo de mobilizar os gestores do setor público sobre a importância de gerir e monitorar os indicadores de compras, e assim promover a retenção dos recursos por meio das compras governamentais e sobre o papel da retenção de recursos para promoção do desenvolvimento local”, finalizou Adriana.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro , ou através dos telefones (77) 3611-3013 (Sebrae) e 99979-1975.

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