Câmara Municipal de Barreiras realiza Sessão Inaugural do Programa Câmara Jovem
  • Compartilhe:

Ascom CMVB Na tarde da última terça-feira, 24, às 17h30, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Barreiras a sessão inaugural do Programa Câmara Jovem, onde tomaram posse os 19 jovens que exercerão o primeiro mandato no Programa por um período de seis meses, representando a população infantojuvenil do município. Inicialmente foi realizada a […]

Ascom CMVB

Na tarde da última terça-feira, 24, às 17h30, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Barreiras a sessão inaugural do Programa Câmara Jovem, onde tomaram posse os 19 jovens que exercerão o primeiro mandato no Programa por um período de seis meses, representando a população infantojuvenil do município.

camara

Inicialmente foi realizada a eleição da Mesa Diretora, num processo democrático com a composição de três chapas, com o voto aberto entre os jovens vereadores, sendo eleita a chapa número 1, ficando composta a Mesa da seguinte forma: Presidente eleita vereadora jovem Andrezza Yara Cardoso da Escola São José, Vice-Presidente vereadora jovem Joseanne Morais dos Santos da Municipal Francisca de Lima José, 1ª Secretária vereadora jovem Samara dos Santos Laranjeira do Colégio Estadual Antônio Geraldo e 2ª Secretária vereadora jovem Maria Vitória Silva Souza da Escola Jardim Imperial. Os trabalhos do Programa serão coordenados pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Karlúcia Macêdo.

camara1

As vereadoras eleitas receberam dos vereadores presentes os cumprimentos pela composição da Mesa do Programa Câmara Jovem, bem como, as duas outras chapas que dignamente participaram do processo democrático da eleição.

Durante o processo de eleição para composição da Mesa os vereadores jovens deram testemunho da transparência e do compromisso em representar a juventude do município. “Estamos aqui não para competir, mas para pensar com uma única cabeça, a cabeça dos jovens de Barreiras”. Falou a vereadora jovem Andrezza Rezende, eleita presidente.

Ao concluir o processo de eleição para formação da Mesa Diretora do Programa, a Mesa que estava composta pelo presidente da Casa vereador Tito, vereador Digão Sá vice-presidente, vereadora Karlúcia Macêdo, vereador Gilson Rodrigues 1º Secretário e vereador Lúcio Carlos, cederam os lugares da Mesa para as jovens vereadoras eleitas para a Mesa Diretora da Câmara Jovem, que conduziram os trabalhos desta primeira sessão.

camara2

O momento foi marcado pela posse tanto da Mesa Diretora como dos vereadores jovens de Barreiras, que no período de seis meses irão além de representar a juventude do município, apresentar anteprojetos de Lei a serem debatidos entre eles e os vereadores barreirenses.

Vale destacar que a iniciativa da implantação do Programa, instalado em 26 de abril de 2016, por força da Lei 1.141 de 30 de dezembro de 2014, registra mais um exemplo de democracia no Legislativo de Barreiras, que visa com este ato promover a inserção dos jovens o mais cedo possível no processo da consciência política transformadora do município, bem como despertar no jovem a consciência da cidadania, a responsabilidade social e a participação no Legislativo de Barreiras.

camara3

O presidente Tito ao fazer uso da palavra manifestou sua satisfação e confiança no sucesso do Programa Câmara Jovem de Barreiras dizendo aos jovens vereadores que eles irão a partir de agora ocupar o espaço do Poder Legislativo para debaterem sobre as necessidades do município. “Vocês terão a partir de agora toda condição de fazerem uma boa representação da nossa comunidade, trazendo os anseios da juventude e levar adiante a Câmara Jovem de Barreiras”, disse o presidente Tito.

camara4

Durante a sessão grande parte dos jovens vereadores ocupou a Tribuna Popular e fizeram uso da palavra demonstrando a satisfação pela iniciativa da Câmara Municipal em instalar o Projeto no município. “Externo minha satisfação em fazer parte deste projeto, acredito que poderei contribuir para a transformação enquanto cidadã. É com muito entusiasmo e responsabilidade que irei representar meus colegas trazendo nossas demandas neste espaço de discussão”. Frisou a jovem vereadora Joseanne Morais dos Santos.

A jovem vereadora presidente Andrezza Cardoso, ao encerrar a sessão, emocionada e recebendo os aplausos de toda a plateia que lotava as galerias, externou sua satisfação e falou da responsabilidade e compromisso enquanto presidente da Câmara Jovem, agradecendo a todos pelo voto de confiança.

As próximas sessões serão realizadas nos dias: 26/06, 31/08, 28/09, 26/10 e 30/11, sempre as 17:30h no Plenário da Câmara Municipal.

São 19 vereadores jovens eleitos para realizarem o Programa Câmara Jovem, são eles:

Aline Silva dos Santos
Andrezza Yara Cardoso
Crislane Barbosa Silva
Elane Cristina Silva Souza
Érida Cardoso Alecrim
Flaviano Gomes de França Sobrinho
Gabriel de Szechy Viigna
Gabriel Gomes da Silva
Gleissika Kamila de Almeida
Gustavo Catão Dias
Gustavo Gabriel da Silva Cavalcante
Joseanne Morais dos Santos
Karen Vitória da Silva Dantas
Larissa Oliveira Brito
Luis Carlos Dias Vieira
Maria Vitória Silva Souza
Nicole Gabriele da Silva Santos
Samara dos Santos Laranjeira
Tayane  Guimarães dos Santos

Jornal Nova Fronteira