Câmara de Barreiras: Sessão marca abertura dos trabalhos
  • Compartilhe:

Os trabalhos da Câmara de Vereadores de Barreiras foram reabertos na noite desta segunda-feira (07), em sessão solene que contou com a presença do prefeito Zito Barbosa (DEM) e outras autoridades. Durante a sessão, foram apresentados os 19 vereadores.

Por Tiago Lira – ascomjosebarbosa@gmail.com

Os trabalhos da Câmara de Vereadores de Barreiras foram reabertos na noite desta segunda-feira, 07, em sessão solene que contou com a presença do prefeito Zito Barbosa (DEM) e outras autoridades. Durante a sessão, foram apresentados os 19 vereadores.

O vereador Drº José Barbosa (PSC) enfatizou a importância do diálogo e fiscalização dos legisladores junto ao executivo para exigir a melhor prestação dos serviços públicos. “Devemos atuar e fiscaliza com rigor o Poder Executivo para minimizar o sofrimento do povo que vem se arrastando há anos. Os serviços públicos devem ser prestados com excelência. Através do diálogo com o prefeito somado a nossa atuação iremos mostrar onde estão os problemas e como solucioná-los”.

Leia na íntegra o discurso do vereador Drº José Barbosa

Obrigado Senhor por tudo que tens feito na minha vida. Por esse ano que passou, ano de muitas lutas, dificuldades, muitas decepções principalmente na nossa política, mas também de muitas conquistas e alegrias.

Obrigado aos amigos que trabalharam de sol a sol, voluntariamente, para demonstrar à população nossas propostas. Alegro-me em vê-los aqui no plenário, obrigado também aos colegas de trabalho e companheiros de campanha aqui presentes.

Agradeço à minha família, meu porto seguro em todos os momentos, minha mãe, meus irmãos, minha esposa Natália, meus filhos: José Neto e Letícia, minha sogra, tios e primos. Sem vocês seria impossível estar vereador hoje aqui.

Tenho que confessar que nunca tive o sonho de ser político, quanto mais, disputar uma eleição pela primeira vez, e, ser eleito o quarto vereador mais bem votado da nossa cidade. Jamais me isentei, e, sempre estive atento aos acontecimentos políticos da nossa região, porém, nunca me envolvi diretamente com o processo.

Confesso que a motivação e a vontade do meu irmão Dr. Marcos Pires em ver uma cidade conduzida e administrada por políticos descentes chegava a me empolgar, todavia não ao ponto de me tornar político.
Nasci num berço humilde, de avós semianalfabetos, porém desde criança tinha o sonho de crescer na vida e ser médico. Isso só foi possível graças ao esforço de meus pais que sempre nos incentivaram a estudar. O estudo salvou nossas vidas.

Minha mãe, Dona Enaide, foi uma “guerreira” que assumiu o papel de pai e mãe, após o falecimento do meu pai. Graças a ela, um sonho que parecia impossível, se transformou realidade: Com muito orgulho sou o primeiro médico da nossa família!

Tornei-me então homem independente, constitui então minha família, que continua a crescer. Mais uma barreirense nascerá nos próximos meses!

De maneira despretensiosa eu estava apenas fazendo a minha parte enquanto médico. Sem saber que DEUS, assim como fez com Davi, me capacitava para um desafio e uma missão ainda maior. No dia que o Presidente do meu partido fez um convite para entrar na política, faltando apenas um ano para as eleições, minha resposta foi enfática: NÃO.
Porém, fui convencido com argumentos sólidos e hoje tenho absoluta convicção que fiz a escolha certa! E assim, começamos a andar em campanha por toda cidade, conhecendo as pessoas e seus problemas de perto, onde percebi que se eleito fosse a minha responsabilidade seria ainda maior para com aqueles que mais precisam das políticas públicas.

Foi daí que nasceu o projeto “Saúde mais digna”. Nossos colaboradores, amigos, colegas, familiares e até pessoas anônimas acreditaram nessa proposta, por isso, nos alimentavam com palavras de incentivos por onde passávamos.

Essa caminhada não foi fácil! Quebramos diversos paradigmas, fomos perseguidos, tentaram nos difamar. Porém, quem tem o sangue sertanejo na veia, criado por Dona Enaide, e, além disso, confia no Senhor não se abala facilmente! Tudo isso nos dava cada vez mais força. Mais vontade de lutar pelo povo!

Aprendemos muito. Aprendi principalmente algo que levarei comigo para o resto da minha vida: as prepotências, perseguições, e mentiras, jamais resistirão à DEMOCRACIA.
Quando o povo quer ninguém segura. E o povo quis! Quis que eu estivesse aqui hoje para representá-los enquanto vereador; tive 1699 votos, sendo o mais votado do meu partido e da minha coligação.

É fato! O povo não tolera mais uma política ultrapassada, que só visa os interesses de alguns. Com o grande desafio da eleição vencido ainda restava algumas indagações que faziam sobre minha pessoa ao meu grupo político:

Mas, e, agora? Cadê a experiência política dele? Cadê a experiência para articular? Para discursar? Para argumentar? Como um jovem inexperiente na política vai se defender das armadilhas?

Será que realmente preciso mesmo de tudo isso para ocupar esse cargo? E logo me vem à cabeça que posso ter sido eleito exatamente por não ter toda essa experiência! Por nunca ter ocupado um cargo político, e, não ter uma linhagem política.

Requisitos estes, que políticos do mais alto escalão têm de sobra. Porém, estão presos nesse exato momento. Pois, usaram o poder legitimado pelo povo para obter benefícios próprios.

Não sou um político de incubadora, fui eleito por ser um cidadão de bem, que cumpro meus deveres e obrigações. Tenho palavra, sou um pai de família honrado e um profissional respeitado, e, o mais importante, sou um servo temente a um Deus vivo!

Tenho consciência que fui eleito por muitos que sentiram na pele a falta do Estado e do Município quando mais precisaram da saúde. Desejo junto com o Poder Executivo minimizar esse sofrimento que vem se arrastando ao longo dos anos. Através do diálogo que abriremos com o prefeito, somado a nossa experiência, iremos mostrar onde estão os problemas e como solucioná-los.

Acreditamos em você prefeito. Acreditamos nos seus projetos, e, na sua gratidão para com o povo barreirense, em especial para aqueles 49,6% que votaram e apostaram no senhor.

Não podemos decepcionar essas pessoas prefeito. Por isso, teremos que fazer ainda mais, teremos que convencer os 50,4% que não votaram em Vossa Excelência de que a sua escolha foi realmente a melhor para Barreiras.

Aqui me coloco a disposição para que juntos, o Poder Legislativo e o Poder Executivo possamos trabalhar com bastante transparência e compromisso com a sociedade.

Fui eleito para ser o representante do povo principalmente na área que mais conheço, por isso, não aceitarei de forma alguma o descaso para com a saúde dos barreirenses.

Enfatizo meu compromisso com todos que confiaram seu voto a mim, serei um vereador independente, não tenham dúvidas! Mas, parceiro, aberto ao diálogo visando sempre o melhor para o povo dessa cidade que tanto amo.

Muito obrigado!
Que Deus abençoe a todos!

Jornal Nova Fronteira