Beneficiado com água tratada, povoado de Serrolândia, no oeste da Bahia, recebe reunião da Embasa
  • Compartilhe:

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última quarta-feira, 15, uma reunião com cerca de 50 novos beneficiados com água canalizada e tratada do povoado de Serrolândia, no município de Brejolândia, no oeste da Bahia. Na oportunidade, os moradores da localidade foram orientados pela área social da empresa sobre a importância da água tratada para melhorar a qualidade de vida da população.

Ascom Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última quarta-feira, 15, uma reunião com cerca de 50 novos beneficiados com água canalizada e tratada do povoado de Serrolândia, no município de Brejolândia, no oeste da Bahia. Na oportunidade, os moradores da localidade foram orientados pela área social da empresa sobre a importância da água tratada para melhorar a qualidade de vida da população. Durante o encontro, foram distribuídas cartilhas educativas focadas no monitoramento do consumo de água e dicas para o uso racional da água.

A moradora Valdeci Maria de Araújo, 51, acredita ser importante todas as informações relacionadas à conta de água e da importância da aquisição e uso de um reservatório nos imóveis. “Estou aqui há mais de 30 anos e sempre tínhamos que buscar água para beber no centro da cidade, que tem água doce da Embasa. Será muito melhor agora ter essa água dentro de casa”, afirma.

A extensão de rede para o povoado está na fase final de testes e inspeções em 4,5 mil quilômetros de rede distribuidora implantada e de cadastramento dos novos usuários. A previsão é que o abastecimento tenha início até o início do próximo mês. Com investimento de R$ 261,3 mil, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), o Governo do Estado por meio do programa Água para Todos vai beneficiar, inicialmente, um total de 80 famílias em Serrolândia, em Brejolândia.  A obra também contemplou a construção de uma estação elevatória para levar água até o povoado.

Para o líder comunitário de Serrolândia, Rolício Carlos de Araújo, esta obra foi bastante aguardada pelos moradores do povoado. “Solicitamos e pedimos para que o nosso povoado recebesse  água canalizada. A partir de agora, não vamos mais precisar trazer água de outro lugar para beber ou cozinhar. A água tirada direto do poço é salgada e não tem nenhum tipo de tratamento”. A Embasa já beneficia com água tratada cerca de mil imóveis de Brejolândia, contemplado pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Santana, que capta água do rio Corrente.

Jornal Nova Fronteira