Bastidores da política em Ibotirama
  • Compartilhe:

A eleição em Ibotirama coloca em xeque duas escolas distintas: Políticos que governam pensando no povo contra os que governam, pensando em atender apenas a classe política. Qual dessas é a mais eficiente estratégia de manter a governabilidade?

Wagner Santos – Articulista Político

A eleição em Ibotirama coloca em xeque duas escolas distintas: Políticos que governam pensando no povo contra os que governam, pensando em atender apenas a classe política. Qual dessas é a mais eficiente estratégia de manter a governabilidade? É possível conquistar as elites e a classe política e ao mesmo tempo manter uma boa popularidade/imagem junto ao “povão”?

Qualquer avaliação séria, em relação ás eleições em Ibotirama reconhecerá que o prefeito Terence Lessa é o favorito absoluto para vencer novamente, principalmente porque tem uma administração muito bem avaliada e está com um volume de obras muito grande por toda a cidade. Além disso, a oposição não tem um nome à altura para enfrentar o jovem Prefeito Terence.

Especula-se que estão à procura de um nome novo capaz de unir as oposições. Mas cá pra nós, quem conhece um pouco a ciência eleitoral sabe que em política invenções de última hora só dão certo quando o governante de plantão é muito fraco, o que não é o caso de Ibotirama no momento. Terence, deve ter o apoio da maioria esmagadora dos vereadores e apesar das especulações sobre prováveis disputas pela vaga de vice, o próprio Terence já deixou muito bem claro que não abrirá mão de permanecer com o mesmo vice atual, Nonô Mariano, pois ele é adepto da filosofia de que em “time que tá ganhando não se mexe”. E essa decisão do Prefeito de permanecer com o mesmo vice é praticamente certa, mesmo traga algumas frustraçoes em alguns pretendentes, pois informações de bastidores dão conta que alguns nomes já velhos conhecidos na política têm se mexido de olho nessa vaga e na futura sucessão.

Ao contrário de muitas cidades da região onde espera-se que a eleição seja bastante acirrada, em Ibotirama Terence continua “nadando de braçada” rumo a mais uma histórica vitória nas eleições municipais de 2016, tendo em vista o grande sucesso da sua gestão e os excelentes resultados políticos alcançados. Um fato que chama a atenção é que o Prefeito Terence apesar de também estar bem avaliado entre os eleitores de Classe média que são os que tradicionalmente residem em regiões mais centrais, a sua popularidade nessas regiões nunca conseguiu acompanhar o seu fantástico desempenho nas regiões mais periféricas, como no subúrbio e zona rural onde ele é quase uma unanimidade e que a sua avaliação chega a índices que chegam a assombrar quaisquer adversários.

Na verdade, Terence em seu governo buscou dar prioridade às regiões e povos antes esquecidos pelo poder público. E isso é claro que incomodou os que sempre participaram diretamente da “divisão do bolo”, tanto é assim, que mesmo com todo o trabalho que a atual gestão vem realizando nunca visto na história da cidade e que é inclusive reconhecido até mesmo por quem mora em outras cidades, ainda assim,  preferem atacar nos poucos pontos que não foram solucionados. Pra sorte do Prefeito este segmento de pessoas que o persegue e que estavam acostumadas a fazer pressões e chantagens aos gestores e que sugava boa parte dos recursos que hoje são aplicados em prol do povo, só representa 5% da população. Já o “povão”, bem como aqueles que realmente pensam no bem comum e os que se preocupam de verdade com o desenvolvimento da cidade, estão claramente satisfeitos com o trabalho realizado por Terence.

Terence, conseguiu nesses primeiros dois anos de gestão, reunir elementos nunca antes percebido em nenhum outro Prefeito na história de Ibotirama, uma vez que ao mesmo tempo que consegue governar tendo como prioridade o povo, também consegue atrair para o seu lado as principais forças políticas da cidade. A oposição a esta altura vai cometendo os mesmos erros do passado que é o de não definir o seu candidato com antecedência, sendo que dessa vez a missão será ainda mais complicada, pra não dizer impossível, pois terá como adversário um Prefeito muito bem avaliado.

Desde que entrou na política em 2008, o jovem Prefeito vem acumulando sucessivas vitórias políticas em todas as disputas que participou. Não há como subestimar a força do jovem Prefeito de Ibotirama, todos que fizeram isso saíram frustrados ao final, ele realmente tem dado aula no que se refere a fazer política e mais ainda como gestor. Na política não tomou conhecimento dos percalços e caminhou sempre pra frente. Suas vitórias têm sido marcantes e históricas. A frente da Prefeitura de Ibotirama, não é segredo pra ninguém que Terence herdou uma Prefeitura aos pedaços, cheia de dívidas, atrasos de salários, inadimplência falta de crédito, ruas sujas, esburacadas e estradas intransitáveis. Atualmente, depois de muito esforço a maioria desses problemas já foram superados.

Quanto à questão político-eleitoral, o quadro atual em Ibotirama apresenta uma oposição cada dia mais enfraquecida, uma vez que dos quatro vereadores eleitos pela oposição 2 votam abertamente com Terence, isto é, se com 7×4 já era complicado e agora 9×2? Sem contar a saída da oposição de lideranças importantes a exemplo do ex-vereador e atual 1°Suplente de vereador Pedro Gilvan “Pedrão” que aderiu ao time do Prefeito Terence. Terence terá a seu favor aliados de peso, como uma base ainda mais forte de candidatos e vereadores, a máquina, o apoio dos governos federal e estadual, uma popularidade de mais de 80%, e o que é mais importante uma imagem PODEROSA de político vitorioso.

A oposição em Ibotirama convive com os mesmos erros do passado, falta de foco, mais ataca do que propõe, indefinição de nomes, desorganização, falta de uma liderança forte, de um marketing permanente e o que é mais importante falta de estrutura para arcar com as despesas com logística que se faz necessária numa eleição majoritária. Nesse sentindo, é possível afirmar que o atual Prefeito Terence não deve ter muito trabalho para se reeleger em 2016. As apostas na cidade dessa vez devem girar em torno da frente, alguns acreditam que será ainda maior do que a que foi na eleição passada de 4.017 votos de diferença.

Jornal Nova Fronteira