Barreiras terá workshop sobre o Programa de Regularização Ambiental

Publicada em 29/11/2016 às 08:25

work

Por Giuseppe Mari

Nos dias 1º e 2 de dezembro, a The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, a Bunge e seus parceiros promovem o Workshop sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e iniciativas de Boas Práticas Agrícolas para o Oeste da Bahia, no auditório da Associação Baiana de Produtores de Algodão e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Abapa/Aiba), em Barreiras, das 8 às 16 horas. Produtores, consultores, Secretarias de Meio Ambiente, estudantes e público interessado poderão participar. O evento gratuito conta com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/BA), por meio do Programa Cerrado.

Também serão divulgados os resultados do Programa de Regularização Ambiental, promovido por TNC, Sema/BA e Inema. Os especialistas vão abordar também iniciativas de Boas Práticas Agrícolas e o incentivo à Restauração Florestal no Oeste da Bahia.

“Será uma oportunidade importante para todos aprendermos e discutirmos sobre regularização de passivos ambientais, Boas Práticas Agrícolas e técnicas simples e eficazes de recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APP), sempre com foco na melhoria contínua da propriedade rural”, explica Paulo Santana, especialista em restauração da TNC.

Em julho, a TNC e a Bunge lançaram, com o apoio da Aiba e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o guia de Boas Práticas Agrícolas e Água, uma publicação que incentiva o produtor a adotar medidas importantes para a conservação dos recursos hídricos na propriedade rural. Entre as técnicas descritas estão o plantio direto, a irrigação de precisão, as barraginhas, o uso da “muvuca” para restauração florestal, entre outras.

“Ao lançarmos o guia de Boas Práticas Agrícolas e Água no Oeste da Bahia verificamos uma necessidade em discutir mais este tema com os agricultores e profissionais do ramo para promover a troca de experiências e divulgar bons exemplos”, afirma Aline Leão, coordenadora do workshop.

Para Guilherme Justo, especialista em Sustentabilidade da Bunge, com o avanço positivo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no oeste da Bahia, é hora de darmos o passo seguinte e iniciarmos os Programas de Regularização Ambiental e para termos certeza de que os produtores terão as informações necessárias para iniciar as adequações ambientais de suas propriedades, apoiar um evento como esse, com o conteúdo que ele trará, vem ao encontro das nossas expectativas.

Os interessados devem confirmar presença enviando um e-mail para aleao@tnc.org. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br