Barreiras: Embasa recebe projeto de formação de agentes ambientais mirins
  • Compartilhe:

Os estudantes e professores da rede pública de ensino que integram o projeto Formação dos Agentes Ambientais Mirins, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Barreiras, visitaram, na última quarta-feira, 17, as instalações da estação de tratamento de água (ETA) da Embasa no município.

embasa

Ascom Embasa

Os estudantes e professores da rede pública de ensino que integram o projeto Formação dos Agentes Ambientais Mirins, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Barreiras, visitaram, na última quarta-feira, 17, as instalações da estação de tratamento de água (ETA) da Embasa no município. Eles puderam aprender mais sobre as fases de tratamento físico (floculação, decantação e filtração) e químico da água (cloração e fluoretação).

Na oportunidade, eles também conheceram os processos de análise para atestar a qualidade da água distribuída. Com noções teóricas e práticas de temas relacionados ao meio ambiente, o projeto abrange 56 estudantes de ensino fundamental de 14 escolas da rede municipal de ensino de Barreiras, acompanhados pelos professores articuladores.

embasa1

Luma Pina Moreno, sub-coordenadora da Sema, avalia que a visita à ETA proporcionou uma vivência prática e vai contribuir para incentivar o combate ao desperdício. “A ação foi importante para ressaltar o funcionamento do sistema de tratamento. Eles abrem a torneira, mas muitas vezes, não sabem o caminho que percorre para chegar até a casa deles. Essa nova visão vai propiciar a prática no uso racional de água”, explica.

Para a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, as visitas às estações de tratamento aprimoram o relacionamento entre a empresa e a população. “Estamos apoiando a formação de um novo público que está consciente em relação ao consumo de água e também à conservação do meio ambiente”, afirma. Ao final da visita, os participantes do projeto receberam material educativo com incentivo ao uso racional da água.

Com água captada do rio de Ondas, a Embasa está investindo R$ 4,5 milhões, com recursos próprios, na ampliação da estação de tratamento de água, o que vai incrementar em 50% da produção de água tratada para acompanhar o crescimento futuro da cidade.

Jornal Nova Fronteira