BARREIRAS: Câmara aprova Plano Municipal de Educação
  • Compartilhe:

O Plano Municipal de Educação (PME) de Barreiras foi aprovado durante a sessão na Câmara Municipal na noite de ontem (19). O documento recebeu nove emendas, e, agora segue para o Executivo a fim de ser sancionado pelo prefeito Zito Barbosa (DEM).

 

Por Tiago Lira – assessor de imprensa – ascomjosebarbosa@gmail.com

 

O Plano Municipal de Educação (PME) de Barreiras foi aprovado durante a sessão na Câmara Municipal na noite de ontem (19). O documento recebeu nove emendas, e, agora segue para o Executivo a fim de ser sancionado pelo prefeito Zito Barbosa (DEM).

Estiveram presentes no plenário diversos representantes da sociedade barreirense, entre eles: pastores, educadores, donas de casa, empresários e estudantes. O PME de Barreiras possui 13 artigos e um anexo com 20 metas que precisam ser cumpridas pela educação infantil nos próximos dez anos. O Plano é uma exigência prevista em Lei Federal, com metas para valorização do magistério, formação continuada, gestão, direitos humanos, entre outros objetivos.

“Sabemos da nossa responsabilidade. Após estudo, percebemos que emendas deveriam ser realizadas. Importantes aspectos foram analisados como a formação de professores, valorização do magistério, o financiamento e gestão da educação. O PME em nosso entendimento só poderia ser aprovado com as emendas sugeridas, as quais foram acatadas pela maioria dos vereadores. Agora cabe ao executivo o sancionamento”, disse o líder da Bancada da Família Cristã, vereador Dr. José Barbosa (PSC).

 

Em seu discurso o presidente da Câmara Gilson Rodrigues (DEM) afirmou que a democracia e o respeito à opinião da maioria das famílias barreirenses prevaleceu. “A gestão passada enviou um PME elaborado em 2014 com inúmeros erros. Na época, foram propostas 200 emendas. O ex-prefeito foi obrigado a retirar o projeto. Na discussão passada recebemos mais de 17 mil assinaturas contra o plano proposto por conter apoio à questão de inserção da ideologia de gênero nas escolas. Temos responsabilidade com as famílias barreirenses, por isso, de maneira alguma poderíamos deixar qualquer brecha para essa ideologia no plano atual”, afirmou.

REUNIÕES SOBRE O PME – A Bancada da Família Cristã, composta pelos vereadores Dr. José Barbosa (PSC), Marcos Reis (PSDB), Irmã Silma (PRB), Carlos Costa (PHS) e Almery Messias (DEM) promoveu reuniões entre os vereadores e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicato dos Professores, Professoras e Especialistas da Rede Pública de Ensino (SINPROFE), na sexta (15) e segunda-feira (18), com a finalidade de discutir com profundidade o documento antes da votação.

EMENDAS APROVADAS PELA CÂMARA DE BARREIRAS

Jornal Nova Fronteira