Bahia Farm Show acompanha crescimento da economia da última fronteira agrícola do Brasil
  • Compartilhe:

Com 7,6 milhões de hectares cultivados que se reverterão em 19,5 milhões de toneladas de grãos e fibras, a produção agrícola no Matopiba – região que compreende a área produtiva das divisas dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia

bfs

Araticum Assessoria de Comunicação

Com 7,6 milhões de hectares cultivados que se reverterão em 19,5 milhões de toneladas de grãos e fibras, a produção agrícola no Matopiba – região que compreende a área produtiva das divisas dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia – se destaca pelos recordes consecutivos motivados por investimento em tecnologia e aumento de produtividade. A região representa atualmente 9,7% de um total de 201,5 milhões de toneladas de grãos colhidos na safra 2014/2015 em todo o Brasil. Neste cenário fértil, consolidou-se a Bahia Farm Show, considerada a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte -Nordeste brasileiro, que terá a sua 11ª edição realizada entre os dias 2 e 6 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.

bfs1

Com todos os espaços já comercializados, a expectativa é que o volume de negócios se mantenha nos R$ 1,019 bilhão, alcançados na edição passada. Nos últimos seis anos, a Bahia Farm Show cresceu 225% em sua área e deu um salto de 407% em volume de negócios fechados. Estes resultados acompanham a evolução agrícola da chamada última fronteira agrícola do Brasil e, que de acordo com o IBGE, possui um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 53,4 bilhões. Segundo o Ministério da Agricultura, a expectativa é que o Matopiba deva produzir mais de 22 milhões de toneladas de grãos até 2023.

Júlio Cézar Busato, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show, acredita que o incremento da produção agrícola na região somente foi alcançado pela busca constante de tecnologia pelos agricultores do Matopiba. “Os produtores serão novamente atraídos pelas novas tecnologias que devem proporcionar bons negócios durante a feira. As instituições financeiras estarão presentes com linhas de crédito e financiamento específicas para que os agricultores possam adquirir sementes resistentes e adaptadas, insumos, além da renovação do maquinário e equipamentos”, afirma.

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

bfs2

Jornal Nova Fronteira