Bahia Farm Show 2017 recebe sessão itinerante da Assembléia Legislativa da Bahia
  • Compartilhe:

Vitrine do agronegócio baiano, a Bahia Farm Show também será, por um dia, a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia. A Feira vai sediar, no dia 30 de maio, uma sessão itinerante da Comissão Permanente de Agricultura e Política Rural, onde se pretende discutir as demandas dos produtores rurais baianos.

Fonte Araticum Assessoria

Vitrine do agronegócio baiano, a Bahia Farm Show também será, por um dia, a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia. A Feira vai sediar, no dia 30 de maio, uma sessão itinerante da Comissão Permanente de Agricultura e Política Rural, onde se pretende discutir as demandas dos produtores rurais baianos. A ideia é que a categoria leve seus pleitos diretamente aos deputados estaduais, aproximando a comissão parlamentar da comissão dos agricultores, consultores e técnicos ligados ao agronegócio da região. Embora já tenha realizado inúmeras reuniões nas últimas edições da Bahia Farm Show, esta será a segunda vez que a Câmara de Agricultura realizará uma sessão no evento.

Autor da proposta, o deputado estadual Eduardo Salles, acredita que a presença da comissão na Bahia Farm Show é fundamental para buscar soluções que possibilitem apoiar os agricultores no campo e incrementar a economia agrícola da região oeste da Bahia. “Estamos convidando também os deputados membros das comissões da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), da qual também faço parte, e de Meio Ambiente, para debater o andamento desta importante obra de logística e das questões ambientais pertinentes ao agronegócio da região”, explica Salles, que atualmente é o presidente da Câmara de Agricultura da Assembléia Legislativa.

Para o deputado estadual Antônio Henrique Junior, que também pleiteou junto à mesa diretora da Assembléia a vinda da Comissão para a Bahia Farm Show, a sessão itinerante será aberta para ouvir e entender as demandas que serão levadas aos demais membros da Assembléia e ao governo estadual. “Muitas demandas dos agricultores, ligadas principalmente à logística de transporte, fiscalização fitossanitária e legislação ambiental, por exemplo, já são debatidas dentro da comissão, mas durante a Feira será criado um espaço direto para debater possíveis propostas, soluções e encaminhamentos para atender estes pleitos”, afirma.

O presidente da Feira, Celestino Zanella, avalia positivamente a realização da sessão na Bahia Farm Show. “Somos a maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do Brasil e uma das principais do País. Durante cinco dias, fechamos um volume de negócios vultoso e geramos emprego e renda. Aliás, o agronegócio tem esse importante papel de aquecer a economia regional. Nada mais justo, portanto, que sejamos, também, palco para discussões políticas, na busca de medidas mais eficazes para viabilizar a atividade”, argumentou.

A programação da Feira inclui, ainda, uma ampla grade de palestras, workshops e fóruns sobre o agronegócio da região, além de oferecer aos pequenos, médios e grandes agricultores do Matopiba (área agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as principais inovações tecnológicas em maquinário, insumos, sementes e softwares, com juros reduzidos e crédito facilitado.

A previsão é que sejam fechados mais de R$ 1bilhão em negócios, e que 60 mil pessoas visitem o Complexo Bahia Farm Show nos cinco dias de evento, entre os dias 30 de maio e 03 de junho. A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Jornal Nova Fronteira