Aviação agrícola de todo o Brasil se reúne a partir desta quarta no oeste da Bahia
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Demonstrações aéreas, palestras, debates e feira de equipamentos e tecnologias vão movimentar o aeródromo de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a partir desta quarta-feira, 24. Trata-se do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag) 2015, que vai até sexta, 26

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Por Castor Becker Júnior

Demonstrações aéreas, palestras, debates e feira de equipamentos e tecnologias vão movimentar o aeródromo de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a partir desta quarta-feira, 24. Trata-se do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag) 2015, que vai até sexta, 26, reunindo operadores, pilotos, empresários, pesquisadores e autoridades do setor de todo o Brasil. A programação terá debates e palestras vão abordar as demandas, desafios, cenários e oportunidades para os próximos anos. Isso além de uma feira de equipamentos e novidades tecnológicas.

Promovido anualmente pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o evento é o segundo maior encontro aeroagrícola do mundo – perdendo apenas para o encontro anual da National Agricultural Aviation Association (NAAA), nos Estados Unidos. Entre as vedetes da feira, estará o novo lançamento da Embraer para o setor (o avião Ipanema 203) que pela primeira vez fará voos de demonstração para o público. Outras presenças entre os fabricantes serão as norte-americanas Air Tractor e Thrush Aircraft, que já têm no Brasil um de seus principais mercados consumidores.

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Na parte de projetos, o encontro servirá de vitrine para iniciativas como o convênio entre o SINDAG e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para o maior pesquisa sobre pulverização agrícola já feita no Brasil. Isso além do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), que é o primeiro selo de qualidade ambiental do setor no País.

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O Brasil tem hoje a segunda maior frota de aeroagrícola do mundo, com pouco mais de 2 mil aviões, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Ainda assim, a aviação é responsável por cerca de 24% das aplicações de defensivos feitas nas lavouras brasileiras.

Confira a programação:

24 de JUNHO – QUARTA-FEIRA

7h30 às 9 horas – Credenciamento dos participantes, café da manhã do ambiente da feira e demonstrações aéreas

9 horas às 9h40 – Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) – Resultados, perspectivas e como se juntar à iniciativa, que é o primeiro selo de qualidade operacional e ambiental da aviação agrícola brasileira.

9h50 às 10h30 – Pesquisa EMBRAPA/SINDAG de Desenvolvimento da Aplicação Aérea de Agrotóxicos como Estratégia de Controle de Pragas Agrícolas de Interesse Nacional – Balanço parcial e próximos passos. Trata-se da mais abrangente pesquisa para desenvolvimento de tecnologias e aumento na segurança das aplicações, que começou em 2013 e vai até 2017, envolvendo seis centros de pesquisa da EMBRAPA, 10 universidades e duas empresas de tecnologia.

10h40 às 11h20 – Palestra técnica da Embraer (espaço do patrocinador)

11h30 ao meio-dia – Palestra técnica da Syngenta (espaço do patrocinador)
Meio-dia às 14 horas – Intervalo para o almoço

14 horas às 14h40 – Seminário Técnico de Aeronavegabilidade Continuada (SAERTEC) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Workshop entre agentes da ANAC, operadores e representantes de oficinas de manutenção de aeronaves sobre a IS Nº 137.201-001 Revisão B, abordando as regras, dúvidas e dificuldades para conversão de motores convencionais para o uso de etanol

14h50 às 15h30 – Palestra técnica da BR Aviation (espaço do patrocinador) – Lubrificantes e combustíveis de aviação: qualidade e segurança dependem da sua decisão

15h30 às 16 horas – Palestra técnica da Basf (espaço do patrocinador)

16 horas – coffee break

16h30 às 17 horas – Demonstrações aéreas

17h20 às 18h20 – Cerimônia de abertura oficial do Congresso Sindag 2015

18h30 às 20 horas – Coquetel de abertura no ambiente da feira

25 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

7h30 às 9 horas – Café da manhã do ambiente da feira e demonstrações aéreas

9 horas às 9h30 – Palestra técnica da Bayer (espaço do patrocinador)

9h40 às 10h20 – Palestra técnica Eugênio Schröder (Consultor em aviação agrícola e treinamento de técnicos para o setor)

10h30 ao meio-dia –Segurança de voo, com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Ministério da Aeronáutica

Meio-dia às 14 horas –Intervalo para o almoço
14 horas às 14h50 -Seminário Técnico de Aeronavegabilidade Continuada (SAERTEC) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Workshop entre agentes da ANAC, operadores e representantes de oficinas de manutenção de aeronaves sobre as regras, dúvidas e dificuldades para instalação de equipamentos de pulverização e DGPS nas aeronaves agrícolas

15 horas às 15h50 –Palestra técnica da Thrush Aircraft (espaço do patrocinador)

16 horas – coffee break

16h30 às 17 horas– Demonstrações aéreas

17 às 19 horas -Coquetel no ambiente da feira

26 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

7h30 às 9 horas- Café da manhã do ambiente da feira e demonstrações aéreas

8h30 às 9h30 – Demandas e perspectivas para os próximos passos na agenda positiva entre o SINDAG e a ANAC – certificação de operadores, recheque de pilotos, operações aeroagrícolas noturna, normas para elaboração do manual de Gerencimaneto de Segurança Operacional (MGSO) aeroagrícola e outros temas.

9h40 às 11h10 – Palestra técnica sobre o motor PT6A-Ag, da Pratt & Whitney, com Claudio Ponce/P&W Canadá

11h20 ao meio-dia – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimetno (MAPA): perspectivas sobre políticas e regulamentos para a aviação agrícola, além de avanços sobre demandas apresentadas pelo SINDAG

Meio-dia às 14 horas – Intervalo para o almoço

14 horas às 14h40 – Palestra técnica da Air Tractor Company (espaço do patrocinador)

14h50 às 16 horas – Panorama sobre ações e projetos pró e contra a aviação agrícola, em âmbito nacional e nos Estados. Estratégias do SINDAG frente a esses cenários e fatores que apontam a necessidade de maior união do setor para defender seus interesses (incrementar a comunicação com a opinião pública e mostrar a importância da aviação agrícola para o desenvolvimento econômico e a própria segurança ambiental).

16 às 17 horas – Demonstrações aéreas

17 às 19 horas – Churrasco de encerramento

Jornal Nova Fronteira