Aula inaugural de Especialização e lançamento de concurso literário movimentam Ufob de Santa Maria da Vitória nesta segunda, 7
  • Compartilhe:

Arte, literatura, teatro. O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória vai respirar cultura nesta segunda-feira, 7. A partir das 18h30, a reitora Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), professora Iracema Veloso

Ascom Ufob

Arte, literatura, teatro. O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória vai respirar cultura nesta segunda-feira, 7. A partir das 18h30, a reitora Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), professora Iracema Veloso, os pró-reitores de Cultura e Extensão e Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, os docentes Paulo Baqueiro e Luciana Machado, a diretora do Centro, Maria do Carmo Pascoli, estudantes, técnicos e docentes participam do lançamento oficial do Concurso Literário Osório Alves de Castro.

Um pouco depois, às 19h, é a vez de prestigiarem a abertura e a aula inaugural do Curso de Especialização em Artes e Ação Cultural. As duas atividades serão integradas. Na programação, haverá exibição do filme Areeiros do Corrente, dirigido pelo professor da Ufob Cícero Félix, e uma breve palestra de Washington Andrade, pesquisador em História, Literatura e Memória, estudioso da obra de Osório Castro.

Primeira Especialização da Ufob na Região

O curso de Especialização em Artes e Ação Cultural, coordenado pelos Professores Eduardo Bastos e Ricardo Fagundes, é o primeiro a ser oferecido pela Ufob na Região e promoverá a mobilização cultural junto à população da cidade e do Território da Bacia do Rio Corrente.

O projeto foi construído conjuntamente pelo professor Sergio Farias, Assessor da Reitoria, e pelos docentes do Centro da Ufob de SaMaVi. Contará com a participação do professor Jorge Graça Veloso, da Universidade de Brasília, e três professoras da Escola de Dança da UFBA.

No mês passado foram selecionados 24 candidatos e outros interessados poderão cursar disciplinas isoladas, na categoria de cursos de extensão. Ao longo do ano de 2016 serão realizados seis eventos artísticos e culturais, programados pelos próprios estudantes, com orientação dos professores.

Mais literatura

O Concurso Literário é uma bela homenagem da Ufob ao escritor Osório Alves de Castro e será um estímulo para a criação literária, nas comunidades interna e externa. Os interessados poderão se inscrever no site da UFOB e concorrer a prêmios no valor total de R$ 2 mil.

Nascido em Santa Maria da Vitória e alfaiate de profissão, Osório soube costurar as palavras retratando como poucos a cultura do povo que habitava a região em sua época. Foi vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, em 1962, pela autoria do romance Porto Calendário, onde retrata a cidade natal entre o final do século XIX e início do século XX.

Jornal Nova Fronteira