Atividades em escolas, bairros e pontos turísticos são realizadas durante Semana do Meio Ambiente, em Barreiras
  • Compartilhe:

Com base em dois projetos macros: o Coração Verde: A escola da Sustentabilidade na Capital do Oeste – da secretaria de Educação - e o Barreiras Cidade Verde e Sustentável – da secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Barreiras em parceria com a Aiba, Abapa, Ufob e Sindicato dos Produtores Rurais está desenvolvendo desde segunda-feira, 05, uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, em comemoração a 16ª Semana do Meio Ambiente.

Fonte Dircom

Com base em dois projetos macros: o Coração Verde: A escola da Sustentabilidade na Capital do Oeste – da secretaria de Educação – e o Barreiras Cidade Verde e Sustentável – da secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Barreiras em parceria com a Aiba, Abapa, Ufob e Sindicato dos Produtores Rurais está desenvolvendo desde segunda-feira, 05, uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, em comemoração a 16ª Semana do Meio Ambiente.

O Programa Coração Verde tem como principal objetivo, segundo a secretária de educação, Cátia Alencar, “promover a educação ambiental nas escolas por meio de atividades que contribuam para o bem estar coletivo e preservação dos recursos naturais”. Dentro deste contexto, todos os professores da rede municipal serão orientados para o desenvolvimento de atividades pedagógicas sustentáveis, ao longo de todo o ano.

O Barreiras Verde e Sustentável é uma proposta macro que engloba diversos outros pequenos projetos e ações da Secretaria de Meio Ambiente, com vistas a sustentabilidade. O projeto contempla a Sala Verde, com palestras educativas, plantio de árvores e arborização nas escolas. A caravana ambiental nos bairros com arborização em praças e avenidas e, também, a Parada Sustentável nos bairros, com ações socioeducativas.

“A parada sustentável aborda os moradores e busca resolver, por meio de diálogo e ações concretas, as principais demandas socioambientais existentes em cada bairro como problemas de coleta de lixo, falta de arborização, descarte de embalagens, entre outros”, explica o coordenador ambiental da Sematur, Ronaldo dos Santos.

Dentro destas propostas, desde segunda-feira, 05, já foram realizadas a caravana ambiental no Bairro Santa Luzia, com arborização da avenida principal e sala verde itinerante na escola Luzia Gonçalves de Souza. Hoje, 07, foi a vez dos estudantes da  Octávio Mangabeira participarem da implantação de horta escolar, arborização, distribuição de mudas nativas do cerrado, palestras, realizarem apresentações culturais e receberem brindes.

Nesta quinta-feira, 08, será a vez do Residencial Arboreto I receber a parada sustentável, a partir das 9h30min. No sábado, 11, a partir das 9h será realizada uma intervenção ecológica na Prainha, Rio de Ondas, com o objetivo de promover ações  de conscientização, distribuição de material educativo e evitar, ou, minimizar os problemas ambientais em pontos de grande visitação pública.

Jornal Nova Fronteira