Atividades em escolas, bairros e pontos turísticos são realizadas durante Semana do Meio Ambiente, em Barreiras

Publicada em 07/06/2017 às 15:40

Fonte Dircom

Com base em dois projetos macros: o Coração Verde: A escola da Sustentabilidade na Capital do Oeste – da secretaria de Educação – e o Barreiras Cidade Verde e Sustentável – da secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Barreiras em parceria com a Aiba, Abapa, Ufob e Sindicato dos Produtores Rurais está desenvolvendo desde segunda-feira, 05, uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, em comemoração a 16ª Semana do Meio Ambiente.

O Programa Coração Verde tem como principal objetivo, segundo a secretária de educação, Cátia Alencar, “promover a educação ambiental nas escolas por meio de atividades que contribuam para o bem estar coletivo e preservação dos recursos naturais”. Dentro deste contexto, todos os professores da rede municipal serão orientados para o desenvolvimento de atividades pedagógicas sustentáveis, ao longo de todo o ano.

O Barreiras Verde e Sustentável é uma proposta macro que engloba diversos outros pequenos projetos e ações da Secretaria de Meio Ambiente, com vistas a sustentabilidade. O projeto contempla a Sala Verde, com palestras educativas, plantio de árvores e arborização nas escolas. A caravana ambiental nos bairros com arborização em praças e avenidas e, também, a Parada Sustentável nos bairros, com ações socioeducativas.

“A parada sustentável aborda os moradores e busca resolver, por meio de diálogo e ações concretas, as principais demandas socioambientais existentes em cada bairro como problemas de coleta de lixo, falta de arborização, descarte de embalagens, entre outros”, explica o coordenador ambiental da Sematur, Ronaldo dos Santos.

Dentro destas propostas, desde segunda-feira, 05, já foram realizadas a caravana ambiental no Bairro Santa Luzia, com arborização da avenida principal e sala verde itinerante na escola Luzia Gonçalves de Souza. Hoje, 07, foi a vez dos estudantes da  Octávio Mangabeira participarem da implantação de horta escolar, arborização, distribuição de mudas nativas do cerrado, palestras, realizarem apresentações culturais e receberem brindes.

Nesta quinta-feira, 08, será a vez do Residencial Arboreto I receber a parada sustentável, a partir das 9h30min. No sábado, 11, a partir das 9h será realizada uma intervenção ecológica na Prainha, Rio de Ondas, com o objetivo de promover ações  de conscientização, distribuição de material educativo e evitar, ou, minimizar os problemas ambientais em pontos de grande visitação pública.

1 Comentário

  1. Fernando Brasil disse:

    O SECRETARIO DO MEIO AMBIENTE, PRECISA ACORDAR PARA AS QUEIMADAS URBANAS, QUE TANTO COLOCA EM RISCO AS CRIANÇAS DOS BAIRROS DE BARREIRAS.
    PRECISAM FAZER UMA CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO NOS BAIRROS BELA VISTA, VILA AMORIM E VILA RICA OS BAIRROS QUE MAIS QUEIMAM EM BARREIRAS

Deixe o seu comentário!

*

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br