Associação do bairro Vila Brasil inaugura Escola de Música com apoio do Fundesis
  • Compartilhe:

Mariana, de 10 anos, olha admirada para os violões expostos na parede e não vê a hora de começar a aprender a tocar. “Eu gosto muito de cantar e agora vou poder aprender a tocar violão para cantar com meus amigos e minha família”, disse ela. Mariana é uma das crianças do bairro Vila Brasil, em Barreiras, que será beneficiada com a criação da Escola de Música da Associação Vila Brasil.

 

Ascom Aiba

Mariana, de 10 anos, olha admirada para os violões expostos na parede e não vê a hora de começar a aprender a tocar. “Eu gosto muito de cantar e agora vou poder aprender a tocar violão para cantar com meus amigos e minha família”, disse ela. Mariana é uma das crianças do bairro Vila Brasil, em Barreiras, que será beneficiada com a criação da Escola de Música da Associação Vila Brasil. Os instrumentos musicais foram adquiridos com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis).

 

A inauguração do espaço com os 10 violões, 11 flautas, 01 teclado e 01 bateria aconteceu nesta segunda-feira, 04, na sede da Associação, no bairro Vila Brasil. Ao todo, mais de 85 alunos com idade entre 05 e 18 anos irão aprender a tocar os instrumentos. “Este projeto prioriza a educação através da música. Com a ajuda da sociedade, a exemplo dos agricultores através do Fundesis, queremos mostrar que é possível formar cidadãos de bem”, falou o presidente da Associação Vila Brasil, Carlos Tito.

Para o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhöfer, o projeto, além de proporcionar uma nova atividade, vai contribuir para o desenvolvimento sensorial e educacional das crianças do bairro. “A música possui um poder transformador, e os alunos poderão, através dessas doações, vivenciar esse poder e, inclusive, mudar sua realidade por meio da arte”, ressaltou Helmuth.

Por falar em doação, o gerente geral do Banco do Nordeste, Francisco Carlos, lembrou da parceria do BNB com a Aiba, e a importância da contribuição dos agricultores para a existência do Fundo. “Os produtores rurais do oeste da Bahia, através da Aiba e BNB, há 11 anos, contribuem com o Fundesis. Sem essas doações, que são feitas de forma espontânea, não seria possível ter transformado mais de 50 mil vidas na nossa região, como tem sido feito por este projeto. E o BNB tem muito orgulho de participar disto”, acrescentou Francisco.

É a terceira vez que a instituição do bairro Vila Brasil é contemplada pelo Fundesis, que já foi beneficiada com a construção da sede própria e, no segundo edital, recebeu todos os equipamentos necessários para a atividade escolar como cadeiras, mesas, ventiladores, arquivos, entre outros. “A Associação Vila Brasil é uma instituição séria e já trouxe muitos benefícios para o seu bairro e para Barreiras. Nós, agricultores, nos sentimos honrados em contribuir em mais um projeto de transformação por meio do Fundesis”, disse Rosi Cerrato, assessora da presidência da Aiba e produtora rural.

 

Participaram também da solenidade de inauguração, além dos alunos e familiares, o produtor rural e diretor administrativo da Aiba, Valter Gatto; a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé; e a ex-presidente e diretora da Associação do bairro Vila Brasil, professora Lurdinha.

 

Jornal Nova Fronteira