Aniversário de Barreiras será comemorado com ampla programação
  • Compartilhe:

Os 126 anos de emancipação política da Capital do Oeste já começaram a ser comemorados pela Prefeitura de Barreiras com a abertura da Festa Literária – Flib, na noite de quarta-feira, 17. Pouco mais cedo, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado de secretários de governo anunciou à imprensa, a programação completa que prevê eventos e ações em diversas áreas.

Fonte Dircom

Os 126 anos de emancipação política da Capital do Oeste já começaram a ser comemorados pela Prefeitura de Barreiras com a abertura da Festa Literária – Flib, na noite de quarta-feira, 17. Pouco mais cedo, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado de secretários de governo anunciou à imprensa, a programação completa que prevê eventos e ações em diversas áreas.

De acordo com Zito, a proposta da administração está refletida na programação de aniversário, que é levar cultura, lazer, entretenimento, saúde e garantir qualidade de vida ao cidadão. Além da grade de eventos culturais, ele disse que no dia 26 de maio, data oficial do aniversário, será feito a anúncio de um conjunto de obras para Barreiras. “Queremos que as pessoas tenham, realmente, motivos para comemorar os 126 anos da nossa cidade, para isso estamos buscando melhorar todos os setores, e vamos coroar este projeto com uma série de obras de infraestrutura que serão realizadas até o final do ano”.

Seguindo a programação, no esporte, as atividades têm início dia 20 e se estendem até 28, focadas em duas praças: as comunidades e o parque esportivo (Parque de Exposições). A primeira contempla eventos de bike, jiu-jistsu, futebol, skate, corrida, vôlei, entre outros que serão levados aos diversos bairros de Barreiras, já os do parque, todos no dia 28, prometem fazer do espaço, um grande e descontraído centro de entretenimento com futvolei, tênis de mesa, capoeira, xadrez, basquete, peteca, bila e pipa. “Neste novo modelo de gestão, temos também um novo formato para o esporte, com a descentralização das atividades, iremos em todas as comunidades”, disse o coordenador, Fernando Machado.

A cultura tem a Festa Literária de Barreiras – Flib – como evento de abertura das atividades, e muita música para o encerramento das comemorações de aniversário com shows na Praça Landulpho Alves, dia 25. As 20h a Família Fernandes abre a festa, seguida por Nau de Papel, de Martiniano. E às 22h, Oswaldo Montenegro se apresenta, saudando os 126 anos do Município. “Além disso, estamos trabalhando da abertura da Escola de Teatro e no reinício das atividades da Escola de Música”, destacou a secretária de Educação, Cátia Alencar.

O setor de turismo preparou um city tour para que os barreirenses descubram e se familiarizem com detalhes muitas vezes desconhecidos da cidade. Durante os dias 22 a 26 de maio será possível circular gratuitamente pelos principais pontos turísticos de Barreiras em um ônibus que sairá sempre às 15h30min da Praça Castro Alves e que encerra o passeio na Praça Landulpho Alves às 18h30m. Para se inscrever é preciso deixar os dados previamente no Palácio das Artes.

A Secretaria de Saúde fará um dia de ações educativas e de orientações, o Saúde em Ação, dia 25, na Praça Castro Alves. “A ideia é mostrar às pessoas o funcionamento da saúde pública de Barreiras, os setores e serviços existentes, mas, principalmente, como a pessoas podem se beneficiar com estes serviços que estão disponíveis para todos”, disse o secretário Tiê Araújo.

Uma ampla campanha educativa será posta em prática pela Secretaria de Segurança e Trânsito, com palestras em escolas, distribuição de material gráfico em semáforos, bares e restaurantes. “A municipalização do trânsito está prestes a acontecer, em breve também implantaremos a zona azul nas áreas centrais de Barreiras. Esta será a maior mudança já vista no trânsito de nossa cidade”, disse o sub-secretario, Capitão Luiz Sena.

Ainda durante a coletiva o prefeito disse que até o final do mês a Prefeitura estará funcionando no prédio do antigo fórum, um espaço maior e melhor estruturado.

Jornal Nova Fronteira