Andav apoia o desenvolvimento da região do Matopiba
  • Compartilhe:

A região do Matopiba - Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - representa cerca de 10% da produção de grãos no país e é considerada região estratégica para o incremento da produção e da exportação no agronegócio brasileiro.

matopiba

M.Free Comunicação

A região do Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – representa cerca de 10% da produção de grãos no país e é considerada região estratégica para o incremento da produção e da exportação no agronegócio brasileiro. Tanto que o Governo anunciou, em maio último, o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba com o objetivo de apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais. O plano contempla investimentos em tecnologia e a criação de uma agência de desenvolvimento voltada para a capacitação, inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica.

Promover a profissionalização e capacitação do agronegócio brasileiro como ferramenta para evidenciar seu papel estratégico, aumentar sua competitividade global e buscar desenvolvimento para a cadeia produtiva são intuito da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (Andav), que promoverá, de 17 a 19 de agosto, em São Paulo, o V Congresso Andav – Fórum e Exposição.

O desenvolvimento do agronegócio passa pela implantação e modernização de sistemas de gestão, que antes eram aplicados em corporações e não no campo, tais como planos de investimento, técnicas de produção, informatização de processos, gestão de pessoas, entre outros. “Na região do Matopiba, em que a produtividade já é referência para o restante do país, a necessidade do desenvolvimento em tecnologia e gestão se faz evidente, quando se pensa em produzir melhor e de modo cada vez mais competitivo”, afirma Henrique Mazotini, presidente executivo da Andav.

Reconhecido como o principal evento da distribuição de insumos agropecuários do Brasil, o V Congresso Andav – Fórum e Exposição reunirá especialistas que abordarão temas estratégicos e cases de sucesso, promovendo a troca de i experiências entre os profissionais do setor.

Henrique Mazotini explica que a Andav, que comemora 25 anos de atuação em 2015, tem o papel de prover ferramentas para a evolução do setor da distribuição de insumos agrícolas e agropecuários – segmento que a entidade representa – e, ao mesmo tempo, torná-lo consciente de seu papel na disseminação de informações técnicas de qualidade aos produtores rurais.

Segundo ele, a profissionalização da atividade rural aliada às boas práticas para o uso de insumos agrícolas e veterinários vem proporcionando produtos de melhor qualidade para consumo no mercado interno e externo. “O trabalho de disseminar essas informações, realizado anualmente no Congresso Andav – Fórum e Exposição – tem agregado valor ao produto agropecuário brasileiro”, completa o executivo.

Do cenário econômico, à gestão de negócios – O V Congresso Andav foi estruturado para ampliar os horizontes dos participantes, abordando temas que vão desde análises do atual cenário econômico, passando pela questão do crédito e de investimentos.

Temas voltados à gestão do negócio também serão abordados e debatidos. São eles, a Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Colaborativo e Comunicação Assertiva.

Cases de sucesso e debate com os clientes das distribuidoras encerrarão o evento. A programação completa do fórum deste ano pode ser acessada no http://www.congressoandav.com.br/2015/

Além do congresso, a Andav também reunirá mais de 60 empresas na área de exposição do evento, onde serão apresentadas novas tecnologias em produtos, sistemas e serviços voltados para o segmento.

A edição de 2015 reunirá empresas nacionais fornecedoras de insumos como adubos, defensivos, fertilizantes, sementes, nutrição foliar, saúde animal, além de automação comercial e órgãos públicos. A visitação à exposição é gratuita e restrita aos profissionais do setor.

O V Congresso Andav – Fórum e Exposição conta com o patrocínio da Syngenta, Bayer, Basf, Dow e FMC, além do apoio institucional de importantes entidades ligadas ao setor de agronegócios.

Jornal Nova Fronteira