AMA realiza Semana sobre Autismo em Barreiras
  • Compartilhe:

Foi aberta ontem, 02, em Barreiras, a Semana de conscientização do autismo 2018 com atividades focadas na difusão dos conceitos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

Por Miriam Hermes

Foi aberta ontem, 02, em Barreiras, a Semana de conscientização do autismo 2018 com atividades focadas na difusão dos conceitos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Hoje, 03, pela manhã tem acolhimento e orientação de famílias e demais interessados no assunto, na sede da Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e região (AMA). À tarde tem o Cine Azul, uma sessão adaptada para autistas no Cinema Premier.

A programação segue até o próximo domingo, com atividades diversas como palestras e debates em escolas, faculdades e veículos de comunicação. De acordo com a presidente da AMA, Maureen Coité, a data serve para ampliar o debate sobre o TEA.

Ela explicou que o aprofundamento dos debates com diversos segmentos da comunidade, “melhora a aceitação dos portadores do transtorno, pois a pouca divulgação gera críticas e olhares de julgamento de pessoas na rua, condenando o comportamento de quem tem autismo”, afirmou.

Segundo a psicopedagoga o principal alerta é para pediatras e familiares, de modo que se atentem para o diagnóstico precoce. “Todos estudos mostram que quanto mais cedo é feita a intervenção com profissionais capacitados, melhores são os resultados”, enfatizou.

 

Para ela é urgente a fortificação de uma rede, onde todos os órgãos trabalhem de forma integrada para otimizar os resultados. “Só com trabalho conjunto vamos ampliar o conhecimento sobre o TEA e facilitar o acompanhamento das famílias junto aos profissionais de saúde, assistência social e educação”.

 

LEI – Amanhã (04) às 19h a AMA ocupa a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, esclarecendo sobre a trajetória da associação. Em seguida estará em votação o projeto de lei 020/2018 que alerta para a aplicação de placas informativas com símbolo internacional do autismo, indicando o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.

Também vale conferir no sábado, 07, o 2º Bazar Solidário da AMA na sede da associação e no domingo a Trilha Solidária em prol da associação, organizada pelo grupo Lobos do Cerrado.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA, 03/04

8h-11h: Plantão Ama: Acolhimento e orientação de famílias (e demais interessados)

Local: Sede da AMA-Barreiras Org.: Equipe AMA-Barreiras

14h-16h30: Cine Azul – Sessão de cinema adaptada para autistas

Local: Cinemas Premier de Barreiras (Rua das Turbinas, 1562, Barreirinhas)

Org.: Equipe AMA-Barreiras, com apoio do Grupo Sertaneja

QUARTA-FEIRA, 04/04

14h-15h30: Roda de conversas com adolescentes autistas no IFBA

Local: IFBA Campus Barreiras (Rua Gileno de Sá Oliveira, 271, Recanto dos Pássaros)

Org.: ColorIFBA – Coletivo LGBT do IFBA (Campus Barreiras), com apoio da AMA-Barreiras

19h: AMA Ocupa a Tribuna da Câmara de Vereadores – “A trajetória da Associação de Amigos dos autistas de Barreiras e Região”. Votação do Projeto de Lei nº 020/2018, que “Sugere a aplicação de placas informativas com símbolo internacional do AUTISMO em estabelecimentos bancários, órgãos públicos e em vias públicas onde estejam instalados estacionamentos privativos”.

Local: Câmara Municipal de Barreiras

QUINTA-FEIRA, 04/04

8h-12h: Formação para a equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho – “Autismo e diagnóstico precoce”

16h às 20h: Tarde Azul no Clubinho

Local: Clubinho Barreiras (Av. Ahylon Macêdo, 1013, Morada Nobre)

Org.: Equipe AMA-Barreiras, com apoio do Clubinho e da Vereadora Dra. Graça

SEXTA-FEIRA, 05/04

8h-11h: Plantão Ama: Acolhimento e orientação de famílias (e demais interessados)

Local: Sede da AMA-Barreiras

Org.: Equipe AMA-Barreiras

SÁBADO, 07/04

15h-19h: 2º Bazar Solidário da AMA

Local: Sede da AMA-Barreiras

DOMINGO, 08/04

Trilha Solidária em prol da AMA-Barreiras e Região

Org.: Lobos do Cerrado

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DOS AUTISTAS DE BARREIRAS E REGIÃO

Rua Dr. Renato Gonçalves, 144/fundos, Bairro Renato Gonçalves (próximo à Miquei e ao Kumon)

Mais informações: (77) 99200-5888, (77) 99986-0207 e (77)99111-0116

Jornal Nova Fronteira