Alunos e professores do Cetep fazem manifestação em Barreiras
  • Compartilhe:

Alunos e professores do Cetep realizaram na manhã de hoje, 13, em Barreiras, Oeste da Bahia, uma manifestação contra a falta de docentes e pessoal de apoio terceirizados.

estudantes1

Texto e fotos da redação JornalNF

Alunos e professores do Cetep realizaram na manhã de hoje, 13, em Barreiras, Oeste da Bahia, uma manifestação contra a falta de docentes e pessoal de apoio terceirizados.

estudantes2

Os manifestantes bloquearam por um período a BR 242, em frente ao Cetep, saída para Salvador e posteriormente saíram em passeata até a Câmara de Vereadores, onde alunos e professores discursaram contra o descaso do Governo do Estado em relação a precariedade da Educação em Barreiras.

Após o ato em frente ao prédio do legislativo municipal, a manifestação seguir até o Ministério Público Estadual, onde os organizadores protocolaram um documento denunciando o descaso. Em seguida seguiram para o Núcleo Regional de Educação (NRE 11), onde também mostraram suas preocupações com o futuro do ano letivo em curso.

estudantes

Entre as principais reivindicações dos professores é a aprovação da PLP 257/2016, que suspende direitos básicos dos servidores públicos (federais, estaduais, municipais) e que também proíbe novos concursos públicos na área. Já os alunos reclamam justamente contra a falta de concurso público para professores na área técnica, uma vez que os poucos docentes que existem, foram selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado (Reda). Além disso, os estudantes reclamam a falta de pessoal de apoio terceirizado.

Segundo os alunos, está em falta no Cetep, merendeira, faxineira, vigilantes, entre outros. Os que ainda estão prestando serviços no Cetep, estão há quase três meses sem receber. As empresas terceirizada afirmam que estão sem receber do Governo do Estado, por isso o atraso.

O Colégio Estadual Antonio Geraldo, centro de Barreiras, também passa pela mesma situação e suspendeu as aulas até que a situação seja resolvida.

 

 

Jornal Nova Fronteira