Alunos do projeto Jovem Aprendiz farão curso sobre pulverização
  • Compartilhe:

Os 64 alunos do projeto Jovem Aprendiz na Área Rural (5ª e 6ª turmas), mantido pelos produtores rurais da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), vão passar por uma capacitação na área de tecnologia de aplicação de defensivos.

aiba

Texto e foto Ascom Aiba

Os 64 alunos do projeto Jovem Aprendiz na Área Rural (5ª e 6ª turmas), mantido pelos produtores rurais da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), vão passar por uma capacitação na área de tecnologia de aplicação de defensivos. A primeira fase do curso será realizado na próxima sexta-feira, 23, por técnicos da Jacto, na Fazenda Modelo. Esta capacitação será composta por aulas teóricas e práticas, utilizando o pulverizador agrícola de barras, modelo PJ 401, recém-adquirido pela Fazenda.

Serão duas turmas; uma pela manhã, começando às 7h30; e outra à tarde, iniciando às 13h30. O curso mostrará, além das técnicas de pulverização, a interação entre vários fatores (cultura, praga, doença, planta invasora, produto, equipamento e ambiente) buscando um controle eficiente, com custo baixo e mínima contaminação ambiental. Com esta capacitação, os alunos do projeto Jovem Aprendiz ampliarão seus conhecimentos também sobre mecanização, uma vez que eles já estão tendo aulas com um trator John Deere 5075 E. Além destes equipamentos, a Fazenda conta com uma carreta agrícola com capacidade para carregar até 5 mil quilos. Ela vai ajudar no transporte de insumos e na colheita de grãos.

Como os investimentos em melhoria na infraestrutura da Fazenda Modelo não param, estão sendo construídos dois vestiários (masculino e feminino) com armários e chuveiros, além disso, será inaugurado o laboratório para identificação de pragas. O espaço está em fase de finalização, com a instalação de microscópios, lupas, vidrarias e equipamentos de apoio à pesquisa.

Implantado em 2013, no Oeste da Bahia, o projeto Jovem Aprendiz na Área Rural já matriculou 180 jovens.

Jornal Nova Fronteira