Alunos da rede municipal de Barreiras participam de simulado da Prova Brasil
  • Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 21, a Secretaria de Educação de Barreiras (SME) realizou um simulado da Prova Brasil para todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Esse simulado foi aplicado em sua totalidade pela equipe técnica da SME e objetiva identificar fragilidades dos alunos nas competências exigidas pela Prova Brasil que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 23 de outubro a 03 de novembro

 

Fonte Dircom

Nesta segunda-feira, 21, a Secretaria de Educação de Barreiras (SME) realizou um simulado da Prova Brasil para todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Esse simulado foi aplicado em sua totalidade pela equipe técnica da SME e objetiva identificar fragilidades dos alunos nas competências exigidas pela Prova Brasil que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 23 de outubro a 03 de novembro.

Em Barreiras, 3.281 alunos participam do simulado, em 29 escolas da sede e 11 da zona rural do município. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. “Sabemos a importância dessa avaliação para a melhoria do ensino oferecido, este simulado é uma prévia do que será cobrado durante a Prova Brasil, em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática”, explica a secretária Cátia Alencar.

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo (Inep/MEC) e tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

O simulado envolveu 1.862 estudantes do 5º ano e 1.419 do 9º ano, incluindo as zonas urbana e rural. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Jornal Nova Fronteira