Agora é Guerra: Primeira reunião define estratégias para controle do bicudo-do-algodoeiro
  • Compartilhe:

Com o objetivo de definir ações imediatas para controle do bicudo-do-algodoeiro, cerca de 45 pessoas, dentre elas, produtores, consultores, gerentes, engenheiros agrônomos, técnicos e colaboradores de diversos núcleos de produtores de algodão, se reuniram no auditório da Fazenda São Francisco, no município de Riachão das Neves, no dia 20 de outubro.

abapa

Ascom Abapa

Com o objetivo de definir ações imediatas para controle do bicudo-do-algodoeiro, cerca de 45 pessoas, dentre elas, produtores, consultores, gerentes, engenheiros agrônomos, técnicos e colaboradores de diversos núcleos de produtores de algodão, se reuniram no auditório da Fazenda São Francisco, no município de Riachão das Neves, no dia 20 de outubro. A ação faz parte da Campanha de combate ao bicudo-do-algodoeiro, lançada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), e executada na Bahia, pela Associação Baiana do Produtores de Algodão (Abapa), através do Programa Fitossanitário.

O diretor da Abapa, coordenador e supervisor do Programa Fitossanitário da Bahia, e eng. agrônomo consultor, Celito Breda, reforçou o esforço da coletividade e ressaltou a importância do empenho de todos na tentativa de solucionar esse problema. “O intuito dessa reunião é fazer com que os produtores se organizem em núcleos no combate ao bicudo, para isso precisamos que todos se disponham a isso”, disse Breda, que na oportunidade, apresentou os líderes dos Núcleos Estrada do Café e Anel da Soja: Ademar Antonio Marçal (Fazenda São Francisco) e Ricardo Teixeira (Fazenda Campo Aberto).

O produtor Ademar Marçal, expôs sobre a sua disponibilidade em colaborar e propor ações e medidas imediatas para o bom manejo de controle de soqueiras e tigueras de algodão. “Eu vejo o algodão como uma grande opção para nós produtores. Nos últimos anos a gente tem melhorando muito a nossa média de produtividade do algodão. A grande preocupação, no entanto, é o controle do bicudo, uma vez que tem sido cada vez mais difícil e os custos cada vez mais altos. Acredito que essa iniciativa, é uma maneira de tentarmos tratar o problema e encar essa dificuldade para chegar a um denominador comum para uma série de problemas que essa praga traz”, destacou Ademar.

Durante a reunião foi definido o Grupo Técnico do Núcleo, formado pelos engenheiros agrônomos e gerentes de fazenda: Severo Amoreli, da Fazenda São Francisco, Orestes Mandelli, do Grupo Decisão, Caio Torres, da SLC Agrícola e Alexssander Barcelos, do Grupo Synagro. “Esse grupo tem o intuito de propor soluções para as possíveis problemáticas”, disse Breda.

Resultados de Pesquisa – Pesquisas realizadas pela Fundação Bahia e Embrapa e pela Consultoria Círculo Verde, que demonstram resultados em destruição de soqueiras e tigueras de algodoeiros, foram apresentadas durante o encontro. O pesquisador Dr. Julio Cesar Bogiani, apresentou os resultados da pesquisa realizada pela Fundação Bahia e  Embrapa. O consultor e engenheiro agrônomo, Dr. Pedro Brugnera apresentou os resultados da pesquisa da Circulo Verde. Ambas as pesquisas, demonstraram que é preciso mais de um método para a destruição de soqueira e que é preciso mais opções e de métodos conjugados, além de produtos eficientes para sucesso efetivo na destruição de soqueira e tigueras.

Nesse encontro, foram definidos dez procedimentos para a próxima safra, bem como, uma proposta de trabalho para 30 dias para os representantes do núcleo. A próxima reunião do núcleo ficou pré-definida para dia 04 de dezembro de 2015, da Fazenda Campo Aberto, em Luís Eduardo Magalhães. Participaram dessa reunião: Agrícola Xingu; Agronol; Fazenda Decisão; Fazenda São Francisco; Fazenda Zuttion; Grupo Irmãos Franciosi; Grupo Horita; Círculo Verde – Assessoria Agronômica & Pesquisa; JCO Fertilizantes; Savana/Paineiras; SLC Agrícola; Synagro; CBB; De Ponta a Ponta; Equipe Consultoria; FMC; IHARA; JCO Fertilizantes; e participantes do Programa Fitossanitário da Bahia.

Jornal Nova Fronteira