Ação da Codevasf beneficia produtores familiares do Médio São Francisco baiano
  • Compartilhe:

A produção agrícola familiar no Médio São Francisco baiano está sendo reforçada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que investiu, recentemente, cerca de R$ 500 mil para estruturar, com tratores agrícolas e implementos, associações de produtores familiares de cinco municípios

patrulha

Ascom Codevasf

A produção agrícola familiar no Médio São Francisco baiano está sendo reforçada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que investiu, recentemente, cerca de R$ 500 mil para estruturar, com tratores agrícolas e implementos, associações de produtores familiares de cinco municípios. Os produtores rurais vivem em cidades historicamente atingidas pelos efeitos de prolongadas estiagens: Irecê, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Santa Rita de Cássia e São Gabriel.

A ação vem sendo executada pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa. A Associação dos Moradores de Bairro do Beira Rio Unidos, do município de Oliveira dos Brejinhos, passa a ter acesso a um trator agrícola com arado fixo de quatro discos e grade aradora de 14 discos. Cerca de 190 agricultores familiares serão beneficiados pela utilização do trator, que ocasionará redução de custos e aumento na renda das famílias.

Outras 30 famílias de agricultores familiares da Associação dos Trabalhadores Rurais de Batateira Núcleo III da Fazenda Santana, do município de Muquém de São Francisco, terão melhores condições de produzir com o trator agrícola equipado com carreta agrícola, que tem capacidade para quatro toneladas.

Trator idêntico está beneficiando a Associação Agrocit da Fazenda Rio Preto, do município de Santa Rita de Cássia. Segundo a agricultora Zilda Maria Souza de Oliveira, presidente da entidade, o equipamento irá facilitar a produção de mandioca, feijão e milho, principais itens cultivados na região. “O nosso trabalho é todo feito manualmente. Então, esse trator vai ser muito importante, não só para nossa associação, que conta hoje com 20 associados, mas também para as cerca de 300 famílias que moram em nosso assentamento”, aponta.

As outras entidades que passam a contar com melhor estrutura de trabalho são a Associação dos Pequenos Agricultores de Mocozeiro, do município de Irecê, e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa Grande, do município de São Gabriel.

Para Gilcélio Nunes, produtor e articulador voluntário da Associação de Lagoa Grande, o trator e a grade de 14 discos fornecidos pela Codevasf serão de grande valia para a comunidade e o entorno. “O benefício é muito grande porque, nesse momento, a associação está organizando um projeto de caprinocultura de leite. Então, esse trator vai dar um suporte para o plantio do alimento dos animais e para o transporte do rebanho e de outros materiais da produção”, explica. Ainda segundo ele, essa ação está beneficiando, diretamente, 50 famílias e, indiretamente, em torno de 500.

Jornal Nova Fronteira