Abapa reforça ações em sustentabilidade e meio ambiente ao receber título de ‘utilidade pública’ da Câmara de Vereadores de Barreiras
  • Compartilhe:

Por causa das ações estratégicas desenvolvidas em prol da agricultura baiana, os vereadores de Barreiras concederam na noite desta quarta-feira, 11, o título de utilidade pública para a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Na oportunidade, o conselheiro, João Carlos Jacobsen, ocupou o espaço da tribuna popular e evidenciou os investimentos da entidade em projetos, ações, pesquisas e orientações aos associados principalmente prevenção e combate a pragas e doenças, conservação ambiental

 

Araticum Assessoria de Comunicação

Por causa das ações estratégicas desenvolvidas em prol da agricultura baiana, os vereadores de Barreiras concederam na noite desta quarta-feira, 11, o título de utilidade pública para a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Na oportunidade, o conselheiro, João Carlos Jacobsen, ocupou o espaço da tribuna popular e evidenciou os investimentos da entidade em projetos, ações, pesquisas e orientações aos associados principalmente prevenção e combate a pragas e doenças, conservação ambiental (recuperação de estradas vicinais e de nascentes de rios), qualidade do algodão produzido, treinamentos e capacitações para os colaboradores da cadeia produtiva do algodão. O diretor-executivo, Lidervan Morais, e João Carlos Jacobsen, representaram a diretoria da Abapa durante a concessão do título, que vai proporcionar o fechamento de novos convênios e parcerias da entidade junto ao município de Barreiras.

Ao propor a título para a Abapa, o vereador Otoniel Teixeira, reforçou a importância da instituição, que vem garantindo ações não somente para os produtores rurais, mas para toda a sociedade, por meio da geração de emprego e renda. “Várias vezes já passei pelas estradas em nosso município, e as máquinas do Patrulha Mecanizada, estavam trabalhando. E, mais recentemente, eles vem recuperando e protegendo as nascentes dos rios, o que mostra a preocupação da entidade em contribuir com o desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirma.

Por meio de uma votação unânime dos vereadores, o presidente da Câmara, Gilson Rodrigues, garante que “os vereadores tem a honra de conceder o título de utilidade pública para a Abapa, que vem cumprindo o seu papel social de estímulo à economia e em ações que garantem o desenvolvimento sustentável na produção de algodão”. Para o vereador Carlos Costa, “a entidade vem sendo responsável pela qualificação da cadeia do algodão baiano, que hoje é reconhecido em todo o Brasil. Foram homens visionários que acreditaram no plantio do algodão há mais de 20 anos e que continuam investindo no desenvolvimento em nossa região”, acredita.

 

Durante a sua apresentação na tribuna popular, transmitida ao vivo pela TV e rádio, o conselheiro João Carlos Jacobsen, reforçou para toda a sociedade o compromisso dos agricultores baianos, em específico de algodão, em levar para o campo, cada vez mais investimentos em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. “O oeste da Bahia é hoje uma referência no Brasil em pesquisa, tecnologia para reduzir os impactos em doenças e pragas nas lavouras como o bicudo do algodoeiro que já devastou lavouras no passado em todo o Nordeste e bem próximo aqui no sudoeste baiano. Estamos trabalhando junto com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), na certificação, comprovando que o algodão baiano é de alta qualidade, legal e sustentável, respeitando todas as legislações vigentes, e adotando nas lavouras rigorosos critérios exigidos pelo mercado consumidor internacional”, reforçou.

Além dos programas Fitossanitário e do Algodão Brasileiro Responsável (ABR), Jacobsen reforçou as ações do “Patrulha Mecanizada” com a recuperação de 1,1 mil quilômetros de estradas vicinais com investimento de R$ 30 milhões nos últimos cinco anos, e do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, que já capacitou cerca de 6 mil colaboradores das fazendas em 2017, principalmente em mecanização agrícola e segurança do trabalho no campo. “São todos os projetos construídos ao longo dos 18 anos de fundação em que vem contribuindo positivamente e gerando emprego e renda para Barreiras e todo o Oeste da Bahia”, afirma.

Jornal Nova Fronteira