Abapa apoia projeto de redução da emissão de poluentes
  • Compartilhe:

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), firmou parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional e Aprendizagem do Transport

abapa

Ascom Abapa

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), firmou parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional e Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, para desenvolver ações do Programa Despoluir, que tem como objetivo a melhoria da qualidade do ar e do uso racional de combustíveis.  O programa faz parte do projeto de redução da emissão de poluentes atmosféricos no setor rodoviário, criados pela CNT e Sest/Senat. Seguindo os objetivos do programa, entre os dias 12 e 15 de dezembro, o programa, por meio da Abapa, através do Centro de Treinamento –  Parceiros da Tecnologia, e a Prefeitura de Luís Eduardo, realizou avaliações nos veículos rodoviários movidos a Diesel. A mobilização aconteceu no Posto Imperador em Luís Eduardo Magalhães e Fazendas.

“Sabendo da importância de contribuirmos para um mundo cada vez mais sustentável e ambientalmente correto, o Centro de Treinamento reforça seu compromisso com os associados Abapa e demais parceiros por meio de ações como estas. Acreditamos que é possível produzir mais com menos. Esta foi a 1° vez que trouxemos o Programa Despoluir para nossa região, mas devido sua grande aceitação estaremos provendo novas ações. É válido destacar que todos os veículos de propriedade da Abapa que foram avaliados obtiveram 100% de aprovação, garantindo aos mesmos Selo Verde”, enfatizou Douglas Fernandes, coordenador do Centro de Treinamento.

Essas avaliações veiculares têm papel fundamental no desenvolvimento do Programa, e é feita com base nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

Além de avaliar os veículos, os participantes são informados sobre procedimentos para preservação da qualidade do combustível durante o recebimento, armazenamento, drenagem dos tanques e rotina padrão de abastecimento; os mecânicos são orientados sobre a importância da manutenção preventiva, do uso racional de combustível e lubrificantes, bem como o descarte correto de óleos, pneus, baterias, peças, filtros usados; e os motoristas são orientados sobre o meio ambiente e condução econômica.

A ação contou com o apoio do Posto de Combustível Imperador, Ranchão Acessórios, Oeste Pneus – Pirelli, Agrosul – John Deere, ACELEM, Gotemburgo – Volvo, Rádio Cultura e Rádio Moderna.

Despoluir – Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Programa Despoluir é gratuito e todos os interessados podem procurar o Centro de Treinamento para maiores informações.

Jornal Nova Fronteira