2º simulado da Prova Brasil é realizado por alunos da rede municipal de Barreiras

Publicada em 28/09/2017 às 08:33

 

Fonte Dircom

Estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de educação realizam durante esta quarta-feira, 27, o segundo simulado preparatório para a Prova Brasil, confirmada para outubro próximo. São questões de português e matemática, que têm por objetivo exercitar os alunos sobre os assuntos que serão abordados na prova. Esta é a primeira vez que os estudantes de Barreiras fazem o simulado.

Durante a manhã a secretária de Educação, Cátia Alencar acompanhou a aplicação do simulado no Colégio Padre Vieira, onde três turmas do 9º ano e duas do 5º ano fizeram o teste. “É muito importante para o aluno fazer o simulado, porque ele começa a se familiarizar com o estilo da prova que será aplicada. Por outro lado, os resultados servem para a coordenação pedagógica repensar, reformular conteúdos e maneiras de abordá-los no dia a dia”, disse a secretária.

A primeira etapa do simulado foi realizada dia 21 de agosto e os números finais estão sendo avaliados pelas equipes pedagógicas da Secretaria de Educação. Participaram mais de 3.000 estudantes de 29 escolas da sede e 11 da zona rural do município. Professores e diretores também responderam a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo (INEP/MEC) e tem o objetivo de mensurar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas, podendo assim direcionar seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

2 Comentários

  1. Raquel Felix disse:

    Belo trabalho! Vocês têm disponibilizado as provas para aplicarmos com nossos alunos?

  2. ROSALIA DA SILVA disse:

    SIMULADOS COMO ESTE FAMILIARIZAM OS ESTUDANTES COM OS MODELOS DE AVALIAÇÕES. INCIATIVA MUITO LOUVÁVEL. PARABÉNS AOS INCENTIVADORES.

Deixe o seu comentário!

*

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br